Apucarana

Hospital Materno Infantil presenteia mães de pacientes internados na UTI

Da Redação ·
​Hospital Materno Infantil presenteia mães de pacientes internados na UTI Neonatal
​Hospital Materno Infantil presenteia mães de pacientes internados na UTI Neonatal

O Hospital Materno Infantil entregou às mães de bebês internados na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal uma recordação especial. Cada mãe recebeu uma réplica dos pezinhos do seu filho, o material foi produzido pela coordenação de enfermagem da UTI Neonatal.

continua após publicidade

Ao todo oito mães receberam as lembrancinhas. A enfermeira coordenadora da UTI Neonatal, Francismara Regina de Lima foi a responsável por elaborar o presente. “Nós queríamos presenteá-las, deixar uma memória boa do tempo que elas acompanharam seus filhos aqui na UTI. Sabemos que não é um período fácil, mas através desse gesto queremos lembrá-las que todo nosso cuidado e atenção estão voltados para o tratamento e recuperação dos nossos pacientes e que elas têm todo o nosso apoio”, afirma.

Para a confecção da lembrança foram utilizados alginato odontológico que funcionou como molde para tirar a medida do pé do bebê e que não machuca ou agride a pele. “O alginato odontológico é um material que não oferece nenhum risco de contaminação ou alergia”, explica a enfermeira do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar do Hospital da Providência Materno Infantil, Jéssica Alexandra Lopes.

continua após publicidade

Com o molde pronto, ele foi preenchido com gesso e já seco foi pintado com tinta spray. “É uma coisa bem nova, ninguém tinha visto por aqui, pesquisamos bastante para fazer algo especial e apresentamos aos médicos pediatras que atendem na UTI, que aprovaram o projeto. Tivemos um resultado bem positivo”, afirma Francismara.

“Eu gostei muito da iniciativa, foi uma linda surpresa”, diz a mãe Liliane Cristina da Silva Ramalho. Também pensando no bem estar dos pacientes e das mamães, a técnica de enfermagem Sandra Maria de Lima elaborou chinelinhos para os pacientes internados no setor. Na produção do material foi utilizada uma fita métrica para tirar a medida dos pés dos pacientes e para cada bebê foi produzido um molde de folha em EVA para a base do objeto, já para prender a tira que contorna o pé e segura o chinelinho foi utilizado fita micropore. “Queríamos fazer algo para que as mães se sentissem bem, para quando elas entrassem na UTI vissem um pezinho tão pequeninho calçado com um chinelinho feito com todo o carinho”, comenta Sandra. 

A partir dessas ações, criadas pelos profissionais de enfermagem do Hospital da Providência Materno Infantil, a instituição tem demostrado humanização no atendimento aos pacientes. “Nós já temos outros projetos para este ano que serão elaborados pela nossa equipe de enfermagem que é sempre muito dedicada e está sempre empenhada em desenvolver ações adicionais que forneçam o melhor atendimento tanto para o paciente, quanto para os familiares”, completa Francismara.