Apucarana

Bertoli anuncia reforma do prédio da Câmara de Apucarana

Da Redação ·
Câmara de Apucarana fixa em 11 número de cadeiras do Legislativo Municipal - Foto: Arquivo/Imagem ilustrativa
Câmara de Apucarana fixa em 11 número de cadeiras do Legislativo Municipal - Foto: Arquivo/Imagem ilustrativa

O presidente do Legislativo, Mauro Bertoli acompanhado dos vereadores Antônio Carlos Sidrin, Antônio Marques da Silva “Marcos da Vila Reis”, do vice-presidente Francisley Preto Godoi, o “Poim” e do engenheiro civil Sérgio Takaki, anunciou na tarde de hoje (terça-feira 18/07), as obras de reforma e adequações no prédio da Câmara Municipal de Apucarana. O edital já está disponível para os interessados e a licitação deverá ser aberta no dia 02 de Agosto.

continua após publicidade

A ação faz parte da reforma administrativa implantada pelo atual presidente, no início desta gestão. Com muita transparência nos atos, o presidente divulga que o investimento previsto na obra será de até R$ 298 mil. “Anunciamos hoje a reforma do prédio da Câmara. Como todos sabem, estamos trabalhando com uma estrutura precária, muitos problemas em todos os gabinetes, salas e até no Plenário foram aparecendo ao longo desses anos e esta é a primeira, grande e completa reforma que está sendo realizada no local. Será uma reforma histórica”, anuncia Bertoli.

O projeto já está pronto e foi elaborado pelo engenheiro Sérgio Takaki, da empresa S. Takaki Construções Ltda. dentro das normas e tabela do Sinap. “Ao mesmo tempo em que realizamos a reforma, atendemos também as adequações solicitadas pelo Ministério Público (MP), como a acessibilidade nos banheiros. A Casa de Leis tem que estar sempre pronta para receber a comunidade. Sabemos que é obrigação do Poder Legislativo zelar pelo patrimônio público e é isso que estamos fazendo. Conversamos com os vereadores e todos nos apoiaram nessa reforma. A Câmara é a Casa do povo. Além dos vereadores utilizarem o Plenário para as sessões, muitos eventos são realizados neste espaço e por isso precisa estar sempre bem cuidado”, explica o presidente. “Temos ainda outro ponto que deve ser considerado: precisamos estar com a Casa apta para que nossos servidores possam realizar um bom trabalho. Hoje temos mofo nas paredes, chove em algumas salas e gabinetes e além do desconforto para trabalhar, temos prejuízos com equipamentos. Após a conclusão da reforma teremos uma nova Câmara em condições de atendimento, de trabalho para os colegas vereadores, de trabalho para assessoria da Casa, para receber bem a população que nos procura no dia a dia e estar analisando e votando os projetos, dando suporte ao Executivo Municipal, como sempre fizemos”.

continua após publicidade

O engenheiro Sérgio Takaki explicou que a reforma deverá estar concluída no prazo de 04 a 06 meses. “Iniciamos nosso projeto procurando atender as solicitações do MP: acessibilidade nos banheiros. Em seguida conversamos com o presidente que expôs os problemas na estrutura da Casa como cobertura, vazamento, esquadrias, telhado sem manutenção e parte hidráulica causando transtorno para quem trabalha na Câmara. Conforme vieram as solicitações fomos incluindo no projeto como troca de piso, azulejos dos banheiros, louças, entre outros. Fizemos um apanhado dentro dos gastos que poderão ser realizados pelo Legislativo”, esclarece Takaki.

Na primeira etapa da reforma, ele detalha que será feita pintura interna, quebra de paredes, troca de portas, reforma no piso, construção de um banheiro e refeitório no piso superior, troca de todas as janelas e troca da porta de acesso em razão da grande infiltração ocorrida pelo tempo de uso. “Já a parte externa será em uma segunda etapa, que deverá ser feita junto com a Prefeitura Municipal”, completa o engenheiro.

VEREADORES APOIAM A REFORMA

continua após publicidade

Durante o anúncio das obras de reforma, o vice-presidente do Legislativo, vereador Poim, parabenizou o presidente Mauro Bertoli pela iniciativa. “Tudo foi feito com muita transparência. Quando foi decidida a reforma, e teve o aval de todos os vereadores, o presidente pediu idéias, pediu a ajuda e colaboração de todos para que fizéssemos em comum acordo o projeto. Agora vamos aguardar os resultados que temos a certeza que serão os melhores, como esperamos e como a população merece”.

O vereador Marcos da Vila Reis, ressaltou a importância da obra. “O Legislativo é a nossa Casa, é a Casa da população de Apucarana, Casa do Legislativo, é onde desempenhamos o nosso trabalho e não podemos desempenhar nosso trabalho num local onde está, aos poucos, se acabando. É como a casa que moramos, temos que fazer manutenção. A decisão do presidente foi certa, estamos juntos, apoiando esse trabalho. A Câmara e um patrimônio público e tem que ser mantido. Uma Casa digna de receber a população, autoridades, deputados. Deixo aqui o meu apoio e registro que todos os vereadores aprovaram essa reforma”.

Sidrin destaca que a reforma geral tornou-se obrigatória. “Nos últimos anos não foram feitas reformas e muitos gabinetes estão com problemas. Isso atrapalha o desenvolvimento dos trabalhos. Parabenizo o presidente que ao atender as exigências de acessibilidade do MP, autorizou a reforma geral que por fim irá resolver muitos problemas que enfrentamos no nosso local de trabalho e atendimento a população.

continua após publicidade

EDITAL DE LICITAÇÃO

As empresas interessadas em participar do certame podem acessar o edital através do site www.apucarana.pr.leg.br . As propostas serão abertas no dia 02 de Agosto de 2017, às 15 horas pela Comissão Permanente de Licitação. O protocolo das propostas deverá ser feito até o dia 01/08 às 17h30. Durante o período de obras, todo o trabalho continuará sendo realizado na sede da Câmara.