MAIS LIDAS
VER TODOS

Apucarana

PM adota viatura que “aposenta” o camburão no Paraná

Entregues pelo Governo do Estado do Paraná na última terça-feira (27), as novas viaturas da Polícia Militar (PM) do Paraná têm uma novidade: os modelos Toyota Etios estão sendo chamados de viaturas “humanizadas”. Essa nova nomenclatura foi dada por conta

Da Redação

·
Tenente mostra novo local destinado a detidos em viaturas da PM - Foto: Sérgio Rodrigo/TN
Icone Camera Foto por Reprodução
Tenente mostra novo local destinado a detidos em viaturas da PM - Foto: Sérgio Rodrigo/TN
Escrito por Da Redação
Publicado em 01.07.2017, 12:37:00 Editado em 02.07.2017, 08:23:05
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Entregues pelo Governo do Estado do Paraná na última terça-feira (27), as novas viaturas da Polícia Militar (PM) do Paraná têm uma novidade: os modelos Toyota Etios estão sendo chamados de viaturas “humanizadas”. Essa nova nomenclatura foi dada por conta da forma como as pessoas detidas serão transportadas dentro dos carros. Elas passarão a ser conduzidas no banco de trás como passageiros comuns e não mais nos camburões, como são chamados os compartimentos fechados na traseira dos modelos atuais da PM. Ontem, o governador Beto Richa (PSDB) oficializou, em Londrina, a entrega de 96 novas viaturas para municípios do Norte do estado.

continua após publicidade

A mudança, no entanto, vale apenas para os modelos Toyota Etios. As demais viaturas, como Renault Duster, Renault Oroch e Fiat Palio Adventure, mantêm os camburões, assim como as caminhonetes Volkswagen Amarok, destinadas aos policiais da Rondas Ostensivas Tático Móvel (ROTAM). 
Para que os policiais se mantenham seguros, o espaço onde os presos serão acomodados nessas viaturas da Toyota recebeu modificações importantes. Os vidros laterais e traseiros têm grades e há uma divisão em metal entre os bancos dianteiros e o banco traseiro. Esta divisão conta com uma janela de acrílico resistente, sem a possibilidade de abertura.

“Essa nova configuração dos veículos veio para contribuir com o trabalho da polícia. A maioria das conduções de presos é feita de forma tranquila. Se o indivíduo está tranquilo, o uso do camburão não se faz necessário. O camburão, inclusive, pode constranger algumas pessoas desnecessariamente. Por exemplo, pessoas que não pagaram pensão, na grande maioria das vezes, não são pessoas perigosas”, explica a tenente Kelly de França, responsável pela Comunicação Social do 10º Batalhão de Polícia Militar (BPM) de Apucarana.

Segundo ela, as viaturas humanizadas auxiliam a condução de menores de idade. “Por lei, o menor de idade não pode ser transportado dentro do camburão. Ele deve ser levado até a delegacia no banco traseiro da viatura. Com as viaturas humanizadas, isso poderá ser feito com mais segurança”, diz.

PM adota viatura que “aposenta” o camburão no Paraná
Foto por Reprodução

Governador Beto Richa entregou mais 466 novas viaturas para a Polícia Militar e Polícia Civil do Paraná - Foto: Jaelson Lucas/ANPr

continua após publicidade

ENTREGA
Por enquanto, o 10º BPM recebeu três viaturas humanizadas. Uma delas ficará em Apucarana. As outras duas serão enviadas para Rio Bom e Novo Itacolomi. No total, 457 viaturas já foram entregues em todo o estado. Elas fazem parte de um pacote de 1,1 mil veículos comprados pelo governo para as polícias Civil e Militar. As outras 643 viaturas serão entregues nos próximos meses, “conforme o cronograma das montadoras”, informou a assessoria da Sesp.

Ontem, o governador Beto Richa oficializou a entrega para os municípios do Norte do estado, em cerimônia realizada em Londrina. Para a região londrinense, foram destinados 76 veículos neste primeiro pacote. Já a região de Cornélio Procópio recebeu 20.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "PM adota viatura que “aposenta” o camburão no Paraná"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!