Mais lidas
Apucarana

Saúde de Apucarana amplia público da vacina contra gripe

.

 AMS de Apucarana passou a disponibilizar vacina para gripe a bombeiros - Foto: Divulgação
AMS de Apucarana passou a disponibilizar vacina para gripe a bombeiros - Foto: Divulgação

Após a orientação mais recente da Secretaria de Estado da Saúde (SESA) do Paraná, divulgada no final da semana passada, a Autarquia Municipal de Saúde de Apucarana passou a disponibilizar hoje (27) a vacina da gripe para mais três grupos: crianças de 5 a 8 anos, 11 meses e 29 dias; bombeiros e garis. No mesmo documento, a SESA observa a necessidade de continuar a busca ativa aos grupos prioritários que ainda não atingiram a meta preconizada pelo Ministério da Saúde (90%), principalmente crianças e gestantes.

Apucarana, que no balanço geral já ultrapassou a meta, registrando no levantamento fechado ontem (26) um índice de 90,20%, segue com as equipes de saúde mobilizadas para aumentar a cobertura vacinal entre as crianças e gestantes, atualmente com 76,59% e 66,96%, respectivamente.

Foto: Divulgação

Os demais grupos definidos como prioritários dentro da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe atenderam o chamamento e apresentam índice superior ou bem próximo da meta. Os idosos (pessoas a partir de 60 anos) são responsáveis pelo maior percentual de cobertura, de 97,64%. Em seguida, estão as puérperas, com 90,99%, enquanto os trabalhadores de saúde registram 89,11%.

O período oficial da Campanha Vacinação Contra Gripe 2017 aconteceu entre o dia 17 de abril e 26 de maio. A imunização aos grupos prioritários foi prorrogada até 9 de junho e, vencido este prazo, a SESA recomendou estender a vacina para cobradores e motoristas de ônibus de transporte público; cuidadores de pessoas vulneráveis (como idosos e acamados) e população em situação de rua.

Foto: Divulgação

No dia 13 de junho, a SESA ampliou ainda mais os grupos que podem receber a imunização gratuitamente. São eles: catadores de lixo reciclável; veterinários, nutricionistas, psicólogos, fonoaudiólogo, farmacêuticos e outros profissionais de saúde; motoristas responsáveis pelo transporte escolar; profissionais de estabelecimentos de ensino público e privado, como orientadoras educacionais, merendeiras, pedagogos e porteiros.

Horários e locais de disponibilidade
A vacina contra a gripe está disponível (26), entre 8 e 16 horas, em todas as Unidades Básicas de Saúde com sala de vacina. Apenas seis não contam com essa estrutura: UBS Julia Reczkowski, do Núcleo Habitacional Marcos Freire; UBS Rute Eugênio, do Jardim Vale Verde; UBS Philipe Weckewerth, no Jardim Milani; UBS Rodrigo Yoshi Tramontil, da Vila Apucaraninha; UBS João Marioto, na Vila Formosa; e Elayne Mazur, no Jardim Interlagos. A Escola da Gestante também disponibiliza a vacina contra gripe para mulheres grávidas e puérperas que recebem atendimento no local.

 

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber