Apucarana

Apucaranense expõe mostra fotográfica em Londrina

Da Redação ·
Gardens By The Bay em Cingapura
Gardens By The Bay em Cingapura

Cingapura e Tailândia serão os temas da exposição que o empresário apucaranense Jorge Nishikawa realizará, de 3 de julho a 8 de agosto, no Espaço Ceddo, em Londrina. Com estilo muito influenciado pelo trabalho do tio, o premiado fotógrafo Haruo Ohara, Nishikawa mostrará em trinta fotos o resultado colhido em viagens feitas aos dois países do continente asiático. A entrada é franca. Nascido em Londrina e morador de Apucarana, Jorge faz o possível para registrar em fotografias todas as viagens nacionais e internacionais que realiza. 

continua após publicidade

Possui imagens de todos os continentes do globo, mas, nesta oportunidade, exporá apenas os dois países. “Trata-se de uma sequência da exposição de Alice Ogawa, que enfocou outros dois países asiáticos, Camboja e Vietnã", explica. Além de já ter trabalhos divulgados na exposição “Aliança Cultural Brasil-Japão”, em São Paulo, Nishikawa foi membro do Foto Clube de Londrina, tendo participado de várias exposições de nível nacional, com destaque em jornais importantes. Ele também foi um dos responsáveis pela reabertura do Foto Clube de Apucarana – do qual é presidente –, participou de exposição coletiva no Bunkyo (Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa), em São Paulo, e é amigo do badalado fotógrafo Saulo Kainuma. 

O amor pela fotografia está no sangue. Jorge é sobrinho por parte de mãe de Haruo Ohara, renomado fotógrafo japonês que chegou a Londrina em 1927 e ali se tornou um dos mais celebrados fotógrafos brasileiros. Com este tipo de influência por perto desde cedo, o interesse pelas lentes foi natural. “Quase toda semana ia à casa dele e ficava observando aquelas fotos na parede. Eram composições pensadas, cheias de poesia, ressaltando os contrastes em preto e branco”, lembra Jorge, que não imaginava a dimensão que o trabalho do tio tomaria anos depois. Haruo nasceu em 05 de novembro de 1909 e faleceu em 25 de agosto de 1999. A exposição de Nishikawa ocorrerá às vésperas de se completar 18 anos do falecimento do tio.

continua após publicidade

SERVIÇO Exposição Jorge Nishikawa: Viagens à Tailândia e Cingapura 

ESPAÇO CULTURAL CEDDO Rua Pernambuco, 725 - Centro - Londrina, PR - (43) 3321-4114 - De 3 de julho a 8 de agosto Segunda a sexta-feira: 8h às 12h e 14h às 18h, Sábado: 8h às 12h