MAIS LIDAS
VER TODOS

Apucarana

Equilíbrio financeiro ainda é desafio para cooperativa de catadores

Um mês após intervenção judicial, a Cooperativa dos Catadores de Apucarana (Cocap) enfrenta inúmeros desafios, um deles e considerado mais urgente é pagar os próprios cooperados, que estavam três meses sem remuneração. “A prioridade é pagar os cooperados.

Da Redação

·
Cooperativa dos Catadores de Apucarana (Cocap) enfrenta inúmeros desafios. Foto: Tribuna do Norte
Icone Camera Foto por Reprodução
Cooperativa dos Catadores de Apucarana (Cocap) enfrenta inúmeros desafios. Foto: Tribuna do Norte
Escrito por Da Redação
Publicado em 17.06.2017, 09:55:00 Editado em 18.06.2017, 18:43:43
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Um mês após intervenção judicial, a Cooperativa dos Catadores de Apucarana (Cocap) enfrenta inúmeros desafios, um deles e considerado mais urgente é pagar os próprios cooperados, que estavam três meses sem remuneração. “A prioridade é pagar os cooperados. Conseguimos quitar março e abril, que ficou em cerca de R$ 60 mil, mas ainda precisamos pagar maio. O objetivo é ficar em dia com os pagamentos, porque isso impacta diretamente a vida dos colaboradores”, afirma o interventor Antônio Roberto Nogueira.

continua após publicidade

A segunda fase, segundo Nogueira, envolve uma série de medidas, que dependem de investimento. “Depois de quitar o pagamento dos cooperados, vamos investir na expansão da coleta seletiva e também melhorar a qualidade do que é coletado”, diz.

Porém, de imediato, ele explica que foram feitas parcerias com o Programa do Voluntariado Paranaense (Provopar), que irá trabalhar a valorização dos cooperados, e também com o curso de Administração da Unespar, que irá elaborar projetos que possam auxiliar no desenvolvimento da Cocap. “Precisamos valorizar os cooperados, porque são essenciais no processo de melhoramento da coleta e expansão dos serviços. Já com os estudantes, eles vão propor alguns projetos e, ao final, vamos colocar um em prática”, sublinha.

continua após publicidade

Além disso, o interventor frisa que será necessária uma campanha de conscientização junto à sociedade, para melhorar a qualidade da coleta. “Hoje, nas coletas, cooperados acabam cortando as mãos ao pegar sacolas com cacos de vidro. Também é comum embalagens sujas, que geram mau cheiro”, assinala.Por outro lado, Nogueira reconhece que alguns pontos precisarão ser melhorados, como a assiduidade. 

“Queremos firmar ainda novas parcerias com empresas, para conseguirmos ampliar a coleta e, consequentemente, a arrecadação”, diz.Quanto ao licenciamento ambiental junto ao Instituto Ambiental do Paraná, certificado de vistoria do Corpo de Bombeiros e alvará de funcionamento, que estão pendentes, ele diz que a Cocap trabalha para que ocorra a regularização, mas precisará de recursos para fazer os investimentos necessários. 

Uma das soluções temporárias foi o desligamento de máquinas que funcionavam de forma irregular ou colocava a segurança dos cooperados em risco. “Foi a solução encontrada para não gerar resíduos nem colocar cooperados em risco”, comenta.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Equilíbrio financeiro ainda é desafio para cooperativa de catadores"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!