MAIS LIDAS
VER TODOS

Apucarana

Prefeitos do Vale do Ivaí discutem adesão ao serviço de cobrança da Sanepar

A taxa de serviço de coleta de lixo de municípios do Vale do Ivaí deve sair dos carnês do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e passar para a conta mensal da Sanepar. A proposta de prestação de serviço de cobrança está sendo discutida em reuniões

Da Redação

·
Prefeitos do Vale do Ivaí discutem adesão ao serviço de cobrança da Sanepar
Icone Camera Foto por Reprodução
Prefeitos do Vale do Ivaí discutem adesão ao serviço de cobrança da Sanepar
Escrito por Da Redação
Publicado em 13.06.2017, 16:57:00 Editado em 13.06.2017, 17:41:03
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A taxa de serviço de coleta de lixo de municípios do Vale do Ivaí deve sair dos carnês do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e passar para a conta mensal da Sanepar. A proposta de prestação de serviço de cobrança está sendo discutida em reuniões da associação dos municípios da região, a Amuvi. Atualmente Apucarana, Marilândia do Sul, São João do Ivaí e Ivaiporã utilizam o serviço. 

continua após publicidade

O presidente da Amuvi, Beto Preto (prefeito de Apucarana), lembra que a cobrança na conta de água e o repasse para o município é um auxílio financeiro importante. “Este convênio com a Sanepar traz a sustentabilidade e a viabilidade da coleta do lixo e seu encaminhamento para o aterro. Agora vamos discutir a questão jurídica para a efetividade da cobrança”, disse o presidente da entidade, que conduziu a reunião na sexta-feira (9). Esta foi a segunda ocasião em que o assunto foi tratado entre os prefeitos. 
Beto Preto considera a possibilidade de um consórcio intermunicipal para o tratamento dos resíduos na região. “Temos que pensar em novas tecnologias e a Sanepar tem condições de investir em um aterro moderno para geração de energia e renda. Mas esta é uma outra etapa desta nossa conversa com os municípios do Vale”, comenta. 
O serviço de cobrança prestado pela Sanepar foi apresentado em detalhes pelo gerente da Assessoria de Novos Negócios da Companhia, João Pedroso. Ele está conduzindo a negociação e fornecendo informações aos prefeitos dos 20 municípios já atendidos com serviços de saneamento na região. “A Sanepar presta conta todos os meses e permite ao município acompanhar o pagamento de toda a base cadastral. Sabemos que esta entrada financeira é essencial para o pagamento das despesas da própria coleta dos resíduos domiciliares”, lembra Pedroso.

Prefeitos do Vale do Ivaí discutem adesão ao serviço de cobrança da Sanepar
Foto por Reprodução

O gerente geral da Sanepar na Região Nordeste, Sérgio Bahls, e o gerente regional da Sanepar em Apucarana, Luiz Carlos Jacovassi, também participaram da reunião e reforçaram a intenção da Sanepar em firmar parcerias para melhorar a gestão dos resíduos no Vale do Ivaí. “É uma parte do saneamento. Temos preocupação com o destino dado aos resíduos porque eles impactam diretamente na qualidade da água nos mananciais”, explica Bahls. “A Sanepar tem acumulado expertise na gestão dos resíduos. Nossa intenção é ajudar os municípios a promover o bem da saúde da população e para a preservação do meio ambiente”, avalia.

continua após publicidade
Prefeitos do Vale do Ivaí discutem adesão ao serviço de cobrança da Sanepar
Foto por Reprodução

EXPECTATIVAS - Para o prefeito de Cambira, Emerson Toledo, o serviço prestado pela Sanepar vai ajudar especialmente os municípios menores na solução de pendências. “Eu acredito muito nesta proposta e creio que ela vai fortalecer ainda mais os nossos municípios”, afirma. Ele também tem expectativa quanto a uma solução conjunta para o tratamento e destino dos resíduos. “Estamos buscando parcerias para conseguir atender as recomendações legais”, afirma.
 
A dificuldade dos municípios em fazer a gestão dos resíduos também preocupa o prefeito de Novo Itacolomi, Moacir Andreolla. “Cerca de 50% dos mutuários não pagam o IPTU”, observa. Ele diz que o tratamento dos resíduos também demanda um esforço integrado. “Temos que trabalhar em cima desta questão e a parceria com a Sanepar é um meio rápido e eficiente de resolver este problema”, diz.
 

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Prefeitos do Vale do Ivaí discutem adesão ao serviço de cobrança da Sanepar"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!