Apucarana

Mutirão de limpeza recolhe centenas de materiais poluentes no Parque Jaboti 

Da Redação ·
Todo o material recolhido durante a ação terá a destinação ambiental adequada (Foto: Edson Denobi)
Todo o material recolhido durante a ação terá a destinação ambiental adequada (Foto: Edson Denobi)

Funcionários da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) realizaram na sexta-feira (02) um mutirão de limpeza no Parque Municipal Jaboti. Com apoio do Corpo de Bombeiros e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema), recolheram centenas de garrafas, embalagens pet, plásticos, latas e outros materiais poluentes. 

continua após publicidade

A ação, que durou toda a parte da tarde, foi acompanhada pelo vice-prefeito Júnior da Femac, pelo gerente geral da Sanepar na Região Nordeste, Sérgio Bahls, pelo gerente regional da Sanepar em Apucarana, Luiz Carlos Jacovassi, e pelo vereador Gentil Pereira. 

“A Sanepar é uma empresa paranaense preocupada com as questões do meio ambiente, especialmente por trabalhar com o tratamento da água e do esgoto. Quero aqui, em nome do prefeito Beto Preto, parabenizar e agradecer aos seus diretores e funcionários por esta ação maravilhosa, que mostra que é possível uma cidade ter um espaço como o nosso Lago Jaboti e mantê-lo saudável. Basta cuidar, não poluir, jogar o lixo no seu devido lugar. A preservação do meio ambiente está nas nossas mãos. No caso do parque, nas mãos dos freqüentadores”, assinalou Júnior da Femac.

continua após publicidade

Ele lembrou que a prefeitura já executa manutenção periódica do local, que permanece sofrendo com ação de pessoas que insistem em desobedecer a lei. “Hoje temos uma maior consciência ambiental, mas ações como estas infelizmente ainda serão necessárias até que finalmente haja o entendimento de que todos somos responsáveis por este espaço”, pontuou o vice-prefeito.

Os trabalhos, realizados tanto nas margens como no lago, também foram prestigiados por membros do Conselho Municipal de Meio Ambiente de Apucarana (Commap). “Esta varredura no entorno do lago, que é um local de grande visitação, faz parte de um trabalho de revitalização que a Sanepar vem executando na bacia do Barra Nova já há uns 45 dias. Infelizmente estamos encontrando muito lixo, sinal de que precisamos mais consciência por parte dessas pessoas que lançam garrafas, latas, plásticos. É um crime ambiental, que prejudica a todos”, disse Luiz Carlos Jacovassi, gerente regional da Sanepar em Apucarana.