Mais lidas
Apucarana

Vacinação atinge 85,27% em Apucarana

.

Resultado de uma mobilização especial da administração municipal, através das equipes da Autarquia Municipal da Saúde (AMS) e Autarquia Municipal da Educação, junto às crianças e gestantes, Apucarana está bem próximo de atingir a meta de cobertura da vacinação contra a gripe. Balanço divulgado hoje (30) pelo setor de epidemiologia da AMS indica que 85,27% das 37.491 pessoas da meta no município já haviam se imunizado, totalizando 32.946 doses aplicadas. O índice preconizado pelo Ministério da Saúde em 2017 é de 90%, sendo que nos anos anteriores era de 80%.

Há uma semana, o prefeito Beto Preto, juntamente com a equipe AMS, se reuniu com diretoras das 37 Escolas e 23 CMEIs da rede municipal para reverter o quadro de pouca procura pela vacina entre as crianças com idade entre 6 meses e 4 anos 11 meses e 29 dias. Os educadores passaram a fazer um trabalho de verificação das carteirinhas de vacinação dos alunos e alertaram os responsáveis pelas crianças ainda não imunizadas.

O trabalho de sensibilização entre os pais e responsáveis pelas crianças está surtindo efeito. No começo da semana passada, a cobertura vacinal entre as crianças estava em 55,02% e hoje chega a 68,72%, somando 1.022 imunizações no prazo de sete dias. “A campanha foi prorrogada e segue até dia 9 de junho. Precisamos melhorar muito mais este índice de vacinação entre as crianças. Nossas equipes da educação e da saúde continuam empenhadas em atingir a meta da campanha, não de 90%, mas se possível de 100%. Pais vocês são responsáveis pela saúde de seus filhos, façam sua parte”, conclama o prefeito Beto Preto.
Por outro lado, quem está bem perto dos 100% de cobertura são os idosos. A meta deste grupo prioritário é de 15.227 pessoas e já foram vacinadas 14.370, totalizando 94,37%.

O período regular da Campanha de Vacinação Contra a Gripe encerrou no dia 26 de maio, mas o Ministério da Saúde prorrogou até 9 de junho. O coordenador do setor de epidemiologia da AMS, Luciano Pereira da Silva, lembra que as doses continuam disponíveis de segunda a sexta-feira, entre 8 e 16 horas, em todas as UBSs com sala de vacina. Apenas seis não contam com essa estrutura: Apenas seis não contam com essa estrutura: UBS Julia Reczkowski, do Núcleo Habitacional Marcos Freire; UBS Rute Eugênio, do Jardim Vale Verde; UBS Philipe Weckewerth, no Jardim Milani; UBS Rodrigo Yoshi Tramontil, da Vila Apucaraninha; UBS João Marioto, na Vila Formosa; e Elayne Mazur, no Jardim Interlagos. A Escola da Gestante também disponibiliza a vacina contra gripe para mulheres grávidas e puérperas que recebem atendimento no local.

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber