Mais lidas
Apucarana

Apucarana enfrenta cidade da Venezuela no Dia do Desafio

.

O duelo deste ano será contra San Felipe, capital do estado de Yaracuy, na Venezuela (Foto: Profeta/arquivo)
O duelo deste ano será contra San Felipe, capital do estado de Yaracuy, na Venezuela (Foto: Profeta/arquivo)

A cidade de Apucarana, que ostenta dezenove títulos consecutivos, participa nesta quarta-feira (31) de mais uma edição do Dia do Desafio, um evento de abrangência mundial promovido pela TAFISA (Associação Internacional de Esportes para Todos), sediada na Alemanha. No Paraná é uma realização do Sistema Fecomércio, Sesc, Senac e IFPD, sindicatos empresariais filiados e prefeituras. 

Com o mote: “Você se mexe e o mundo mexe junto”, o duelo deste ano será contra San Felipe, capital do estado de Yaracuy, na Venezuela. A lista oficial de atividades prevê o envolvimento de universidades, escolas, clubes de serviço, indústrias, comércios e prestadores de serviços, além de servidores públicos de repartições municipais, estaduais e federais e população em geral, que vão desenvolver ações que vão desde alongamento, corrida, ginástica, passam por danças, atividades recreativas e chegam à prática da natação, por pelo menos 15 minutos consecutivos. 

O prefeito Beto Preto destaca que ao longo dos anos Apucarana foi construindo uma maneira própria de disputa do Desafio, que vai muito além da ideia central, que visa sensibilizar as pessoas para a importância da vida ativa através da prática de exercícios físicos. “A união e comprometimento de todas as instituições parceiras na organização, somada à vocação da nossa população para a prática do bem, agregou outros vieses para este dia. Com isto, é notório a cada nova edição não só a quebra da inatividade visando o fim do sedentarismo, mas também o crescimento do espírito comunitário entre todos os participantes”, assinalou o prefeito. 

 Como um dos exemplos de ação comunitária ele cita a arrecadação de leite em caixinha. “Na edição do ano passado foram arrecadados 6 mil litros de leite, montante posteriormente repassado às entidades sociais locais cadastradas na Secretaria Municipal da Assistência Social. Neste ano, mesmo sabendo que vivemos um período econômico difícil, temos como meta recorde de arrecadação”, anunciou Beto Preto. 

A Praça Rui Barbosa vai funcionar como ponto fixo de arrecadação ao longo de todo o dia, mas as equipes da organização vão estar circulando pelos locais de atividades oficiais recolhendo doações. Os litros angariados serão repassados pelo prefeito diretamente às entidades, em solenidade marcada para as 19 horas, na praça central. Serão beneficiados: Casa do Dodô, Hospital da Providência, Associação Karatê Vida, Edhucca, Comander, Ciccak, C.A.S.A., CEPES, APAE, Grupo SOMA, Lar São Vicente de Paulo e Casa de Misericórdia. 

A organização do Dia do Desafio em Apucarana espera mais uma vez grande envolvimento da sociedade. “Não há idade para participar do Dia do Desafio. Queremos crianças, jovens, adultos e idosos”, citou o prefeito Beto Preto, lembrando que Apucarana busca seu vigésimo título. “Solidariedade a parte, trata-se de uma competição entre cidades, onde é declarada “vencedora” aquela que movimenta mais habitantes em atividades físicas”, pontuou. 

Como é – Para participar do Dia do Desafio vale todo o tipo de atividade física, desde os exercícios tradicionais, caminhada, corrida, prática de esportes, até mesmo 15 minutos lavando roupa, louça, varrendo ou encerando a casa, entre outros. As comunidades podem organizar ainda mutirões de limpeza, de doação de agasalhos, alimentos. Após concluir a atividade, a pessoa deverá registrar participação ligando para a central no telefone 3423-2944 ou ainda por WhatsApp, pelo número 99973-8383, onde fotos e pequenos vídeos podem ser enviados

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber