Mais lidas
Apucarana

Vacinação contra a gripe ganha reforço da Educação em Apucarana

.

Campanha de prevenção contra a gripe terminará na próxima sexta-feira (26). Fotos: Assessoria
Campanha de prevenção contra a gripe terminará na próxima sexta-feira (26). Fotos: Assessoria

A campanha de prevenção contra a gripe terminará na próxima sexta-feira (26), mas muitos apucaranenses ainda não levaram seus filhos às Unidades Básicas de Saúde para receberem a vacina. Crianças com idades entre 6 meses e 5 anos incompletos fazem parte do grupo de risco que têm direito à dose gratuita.   

“A nossa meta é imunizar 7.500 crianças nessa faixa etária, mas alcançamos apenas 55,02% até o momento. Em outras palavras, ainda faltam aproximadamente 3.000 crianças por vacinar,” detalhou o prefeito Beto Preto.

Para sensibilizar os pais sobre a importância de vacinarem seus filhos, a Autarquia Municipal de Educação está somando esforços com a Autarquia Municipal de Saúde. “Nós realizamos uma reunião, na tarde de ontem (23), com as diretoras das 37 Escolas e 23 CMEIs da rede municipal e pedimos que elas verifiquem as carteirinhas de vacinação dos alunos e alertem os responsáveis pelas crianças ainda não imunizadas,” disse a secretária de Educação, professora Marli Fernandes.  

O superintendente do Departamento de Atenção Básica da Autarquia Municipal de Saúde, Marcelo Viana, garantiu a segurança da vacina. “Quando existe alguma reação é porque o vírus já estava incubado. Mas a vacinação anual é importante porque previne complicações, como pneumonias,” afirmou.

Equipes da Autarquia de Saúde também podem levar a vacina para as unidades de ensino onde exista demanda da comunidade. “Mas nenhuma criança receberá a dose sem a presença de um familiar responsável. A autorização dos pais é imprescindível,” explicou Marcelo.

Professores – Neste ano, os professores das redes pública e privada também foram incluídos no grupo de risco. Eles têm direito à dose desde que estejam atuando em sala de aula.

A vacina contra a gripe está disponível até a próxima sexta-feira (26), entre 8 e 16 horas, em todas as Unidades Básicas de Saúde com sala de vacina. 

Apenas seis não contam com essa estrutura: UBS Julia Reczkowski, do Núcleo Habitacional Marcos Freire; UBS Rute Eugênio, do Jardim Vale Verde; UBS Philipe Weckewerth, no Jardim Milani; UBS Rodrigo Yoshi Tramontil, da Vila Apucaraninha; UBS João Marioto, na Vila Formosa; e Elayne Mazur, no Jardim Interlagos. A Escola da Gestante também disponibiliza a vacina contra gripe para mulheres grávidas e puérperas que recebem atendimento no local.    

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber