Apucarana

Solenidade marca os 10 anos da UTFPR em Apucarana

Da Redação ·
Solenidade marca os 10 anos da UTFPR em Apucarana
Solenidade marca os 10 anos da UTFPR em Apucarana

Na manhã desta segunda-feira (22) foi comemorado os 10 anos da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) – Câmpus Apucarana. Participaram da solenidade, o presidente da Federação do Comércio do Estado do Paraná (Fecomércio/PR), Darci Piana; o reitor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Luiz Alberto Pilati; o deputado federal Alex Canziani; o vice-prefeito de Apucarana, Junior da Femac, representando o prefeito Beto Preto; o diretor do câmpus Apucarana da UTFPR, Marcelo Ferreira da Silva e o presidente da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Apucarana (Acia), Jayme Leonel.  Também prestigiaram o evento os servidores do câmpus, universitários e outras autoridades do município e região.

continua após publicidade

Durante o evento foi lançado o livro “Do Sonho à Realidade, os 10 anos do Câmpus Apucarana da UTFPR”, de iniciativa do deputado federal, Alex Canziani. O parlamentar londrinense atuou na defesa do projeto em Brasília.
O diretor do câmpus, Marcelo Ferreira da Silva, falou sobre a importância desta comemoração e fez um relato sobre a história da UTFPR e os 10 anos do campus Apucarana. Silva também fez questão de destacar a atuação do ex-diretor, Aloysio Gomes de Souza Filho, que está em Portugal onde irá concluir as atividades referentes ao programa de Doutorado Interinstitucional em Engenharia Têxtil.
“A implantação dos campi da Universidade Tecnológica Federal do Paraná em Londrina e Apucarana foi um marco na educação para as duas cidades e região. Da mesma forma, o Sistema.

Fecomércio/SESC/SERNAC busca levar cada vez mais qualificação profissional e qualidade de vida para a população do Paraná”, disse o presidente da Fecomércio, Darci Piana.
O reitor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Luiz Alberto Pilati, ressaltou que ao celebrar os dez anos do Câmpus Apucarana, podemos comemorar os excelentes resultados obtidos em prol da educação. “Temos a convicção de que tudo o que o câmpus tem alcançado é resultado do compromisso, profissionalismo e dedicação de todos os estudantes, técnico-administrativos e professores. Compartilhamos, assim, a alegria de comemorar mais este aniversário do campus”, sentenciou Pilati.
O presidente da Acia, Jayme Leonel, lembrou da criação do “Centro Moda” que depois se transformou na UTFPR. “Enaltecemos as lideranças pioneiras que foram idealizadoras deste empreendimento grandioso que já está contribuindo para alavancar Apucarana e região”, destacou Leonel.

Para o vice-prefeito Junior da Femac, a consolidação de um câmpus tecnológico em Apucarana foi uma luta encampada por lideranças locais como Milton Lampe, Ricardo Amaral e Baltazar Eustáquio de Oliveira entre outros. Ele também enalteceu todas as lideranças apucaranenses que se uniram em torno deste projeto. “Também devemos reconhecer as políticas de apoio ao ensino superior gratuito executadas pelo Governo Federal e que impulsionaram o Câmpus Apucarana da UTFPR”, ressaltou Junior da Femac, acrescentando que quando presidia a Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Apucarana, quando a entidade apresentou em Brasília, o pedido visando a implantação dos cursos.