Apucarana

Coletivo realiza evento contra a homofobia em Apucarana

Da Redação ·
Membros do Coletivo Diversidade de Apucarana durante evento na Praça da Onça. Foto: Sérgio Rodrigo
Membros do Coletivo Diversidade de Apucarana durante evento na Praça da Onça. Foto: Sérgio Rodrigo

Membros do Coletivo Diversidade de Apucarana realizaram ontem, no calçadão da Praça Valmor Giavarina, um evento para discutir a homofobia na sociedade. Com debates, pronunciamentos e apresentações artísticas, os presentes chamaram atenção para o preconceito contra a comunidade de Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transexuais (LGBT). No dia 17 de maio é comemorado o Dia Mundial de Combate à Homofobia.

continua após publicidade

De acordo com Renan Garcia, enfermeiro da Autarquia Municipal de Saúde (AMS) de Apucarana e membro do Coletivo Diversidade, a ideia é chamar atenção para as dificuldades e desafios enfrentados pela comunidade LGBT. “É importante discutirmos políticas públicas para a comunidade LGBT. Infelizmente o preconceito ainda existe em nossa sociedade e ainda há muito a se fazer”, destaca.

O Coletivo Diversidade foi criado a partir da AMS e se reúne todas as segundas-feiras, em frente ao Polo UAB, na Praça Rui Barbosa. São discutidas ações e políticas públicas que envolvam a comunidade LGBT, além de medidas para conscientizar a população e reduzir o preconceito.Hoje, o coletivo é convidado a dar palestras sobre o tema em escolas e eventos. Ontem, eles estiveram conversando com alunos do Colégio Estadual Padre José de Anchieta, em Apucarana. 

continua após publicidade

“Nosso movimento ainda é pequeno, mas estamos fazendo um trabalho importante de conscientização”, afirma Garcia. O Dia Mundial do Combate à Homofobia foi instituído no dia 17 de maio porque, nesta data, há 27 anos, foi retirado o termo ‘homossexualismo’ da Classificação Internacional de Doenças (CID) da Organização Mundial da Saúde (OMS).