Mais lidas
Apucarana

Policiais militares são condecorados no Dia do Patrono

.

Policiais foram homenageados. Foto: assessoria
Policiais foram homenageados. Foto: assessoria

As comemorações alusivas aos 135 anos de nascimento do Coronel Joaquim Antônio de Moraes Sarmento, patrono da Polícia Militar do Paraná, foram marcadas por homenagens a profissionais da corporação. Em solenidade realizada no 10º Batalhão de Polícia Militar (BPM), na manhã desta quarta-feira (17/05), 57 policiais foram agraciados com medalhas e certificados pelos relevantes serviços prestados.

A cerimônia foi presidida pelo major José Carlos de Oliveira, subcomandante do 10º BPM, e contou com a presença do vice-prefeito de Apucarana, Sebastião Ferreira Martins Junior (Junior da Femac), que no ato representou o prefeito de Apucarana, Beto Preto. Também estiveram presentes o vereador Mauro Bertoli, presidente do Legislativo de Apucarana, major Hemerson Saqueta, comandante do Corpo de Bombeiros, o tenente-coronel Alberto Guerato Junior, representando o comando do 30º Batalhão de Infantaria Mecanizado (BIMec), e Alessandro Pereira Carletti, comandante da Guarda Municipal de Apucarana.

Durante a solenidade, foram entregues 45 medalhas – ouro, prata e bronze – em reconhecimento pelos bons serviços prestados durante a carreira militar. A medalha de ouro é concedida ao militar estadual que completou 30 anos de serviço ativo, enquanto a de prata é pelos 20 anos e a de bronze pelos 10 anos de atividade profissional.

Outros 11 policiais também receberam certificados de agradecimento por desempenho profissional e outro por ter encerrado as atividades na carreira ativa. Os agraciados prestaram continência à Bandeira Nacional e o tenente Dejair Budkevitz fez a leitura da ordem do dia, enaltecendo a trajetória do patrono da Polícia Militar do Paraná. Um vaso de flores também foi depositado em frente do retrato do coronel Sarmento. Finalizando a cerimônia, a tropa desfilou em continência às autoridades.

O vice-prefeito de Apucarana destacou que as condecorações valorizam o trabalho e são um reconhecimento aos policiais militares. “Não é fácil manter a tranquilidade e o bem estar, 24 horas por dia, numa cidade com mais de 130 mil habitantes. Além disso, o batalhão atua em vários municípios da região, onde esses profissionais da segurança realizam um trabalho incessante”, frisa Junior da Femac.

O major J. Carlos lembrou que iniciou sua atividade profissional, há cerca de 30 anos, em Apucarana. “É muito gratificante poder estar homenageando com a entrega de medalhas muitos profissionais que iniciaram a carreira junto comigo”, observa, acrescentando que o evento é uma injeção de ânimo para todo o efetivo. “Diante das lutas e mesmo do sacrifício da própria vida, nós dedicamos o nosso trabalho para a sociedade paranaense. A homenagem que foi feita é uma simples demonstração do cuidado que temos com cada um dos policiais militares. Mostra o respeito da Polícia Militar com cada um que está na rua ou na viatura, arriscando sua vida pela segurança do cidadão”, completa o major.

Histórico do patrono
O coronel Joaquim José de Moraes Sarmento foi reconhecido patrono da Polícia Militar do Paraná por ter dedicado sua vida à corporação e pela luta na Campanha do Contestado, em 1912, na qual foi ferido no olho. Sarmento nasceu em 17 de maio de 1882 e ingressou na polícia militar em 1907. Participou de todas as operações revolucionárias travadas pela corporação entre 1912 e 1926, comandando a tropa paranaense na “Revolução” de 1924.

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber