MAIS LIDAS
VER TODOS

Apucarana

Ciberataque deixa agência do INSS de Apucarana sem serviço

Várias agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) no país inteiro foram vítimas de um ‘ciberataque’ promovido por hackers, que deixou o sistema lento e alguns equipamentos fora de uso. Na segunda-feira (15), a agência de Apucarana estava sem s

Da Redação

·
   Foto: Sérgio Rodrigo
Icone Camera Foto por Reprodução
Foto: Sérgio Rodrigo
Escrito por Da Redação
Publicado em 16.05.2017, 08:18:00 Editado em 16.05.2017, 15:50:51
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Várias agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) no país inteiro foram vítimas de um ‘ciberataque’ promovido por hackers, que deixou o sistema lento e alguns equipamentos fora de uso. Na segunda-feira (15), a agência de Apucarana estava sem serviço por conta do problema, assim como várias outras unidades. O INSS garante que nenhuma informação dos contribuintes foi acessada pelos hackers. O problema não é novidade na região: duas prefeituras e uma empresa foram vítimas de ataques virtuais semelhantes no ano passado.

continua após publicidade

De acordo com o chefe da agência de Apucarana do INSS, Nelson Oscar, aproximadamente 15 computadores foram infectados com o vírus responsável pelo ciberataque. “O problema foi identificado na tarde da última sexta-feira (12). Desde então, tivemos que paralisar as atividades na agência, até que o problema seja resolvido. É importante ressaltar que agências em todo o Brasil foram afetadas pelo problema”, afirma. A agência manteve as portas abertas ontem para orientar os contribuintes, apenas para orientações.

Segundo ele, não há prazo para a retomada das atividades na agência apucaranense. “Infelizmente, não temos como precisar uma data para normalizarmos os atendimentos aos contribuintes. Esperamos que seja o mais rápido possível. Estamos agora aguardando as orientações dos responsáveis pelo sistema do INSS, para que possamos religar os equipamentos”, diz.

continua após publicidade

De acordo com autoridades europeias, o ciberataque fez cerca de 200 mil vítimas em pelo menos 150 países. No Brasil, os sites dos Tribunais de Justiça de Roraima e do Espírito Santo ficaram fora do ar e não haviam voltado ao normal até o fechamento desta edição. Empresas e órgãos públicos de 14 estados brasileiros mais o Distrito Federal também foram atacados.O ataque é feito por um vírus denominado ‘Wanna Cry’, que é espalhado através de e-mails. 

Quando o usuário clica em um anexo ou link falso, o vírus invade o computador e embaralha os arquivos, impedindo seu funcionamento normal. Para restaurar os arquivos e recuperar o sistema, a vítima precisa fazer um pagamento, que gira em torno de R$ 1 mil. O pagamento precisa ser feito através de uma moeda virtual chamada Bitcoin, que dificulta o rastreamento pelas autoridades.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Ciberataque deixa agência do INSS de Apucarana sem serviço"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!