Mais lidas
Apucarana

Apucarana sediará encontro macrorregional do Prosolo

.

Apucarana sediará encontro macrorregional do Prosolo - Foto: Edson Denobi
Apucarana sediará encontro macrorregional do Prosolo - Foto: Edson Denobi

O Programa Integrado de Conservação de Solo e Água (Prosolo) terá um grande encontro no dia 5 de junho, reunindo as regiões de Londrina, Jacarezinho, Cornélio Procópio, Ivaiporã e Apucarana. A divulgação macrorregional da iniciativa acontecerá no auditório Gralha Azul da Unespar/Fecea, em Apucarana. Na oportunidade, está presente o secretário de Estado da Agricultura, Norberto Ortigara, e serão premiados 126 produtores que já desenvolvem práticas conservacionistas e de proteção do meio ambiente.

O material de divulgação do evento foi apresentado nesta segunda-feira (15/05) ao prefeito de Apucarana, Beto Preto, em reunião realizada no gabinete municipal. Estiveram presentes o chefe do Núcleo Regional da Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento (Seab), Mário Bezerra Guimarães, o secretário municipal de Agricultura, José Luiz Porto, e representando o escritório local da Emater, Edson Sapatini.
Lançado pelo governo estadual em agosto de 2016, através do Decreto nº 4966/2016, o Prosolo tem como objetivo estabelecer ações coordenadas entre órgãos e instituições do governo e da iniciativa privada, voltadas à conservação do solo agrícola e da água. O programa busca sensibilizar o produtor rural, capacitar profissionais para levar a tecnologia  de conservação de solo às propriedades rurais e desenvolver pesquisas frente às novas condições do sistema produtivo.

Para o prefeito Beto Preto, o cuidado com o solo e a água garante a sustentabilidade da principal atividade econômica do Estado. ”É um programa com grande importância para o setor da agricultura, que é à base da economia e que tem salvado a balança comercial brasileira. É mais uma ação que, somados os esforços com as entidades que representam o setor do agronegócio para qualificar nossos produtores rurais, se torna uma necessidade no nosso estado”, afirma.

Conforme o chefe regional da Seab, os produtores têm até o dia 30 de agosto deste ano para aderirem ao Prosolo. “Para facilitar a vida do agricultor, o governo do Estado concedeu um prazo para que o produtor promova a conservação do solo e da água em sua propriedade. A adesão deverá ser feita até o dia 30 de agosto e depois o produtor terá um ano para apresentar o projeto técnico e mais três para a execução”, explica Bezerra.

O encontro do dia 5 de junho será dividido em dois momentos. Na parte da manhã, haverá reuniões com prefeitos e secretários municipais de agricultura sobre a formação de conselhos municipais de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN), Programa de Aquisição de Alimentos, Programa Leite das Crianças e Programa Família Paranaense.

PREMIAÇÃO - Já na parte da tarde, haverá as palestras específicas sobre o Prosolo e a premiação dos produtores. “Vamos premiar iniciativas que já estão ocorrendo nos 13 municípios de jurisdição do núcleo regional da Seab, servindo de modelo para os demais produtores da macrorregião”, esclarece Bezerra.


O concurso regional de conservação de solo e água avalia 21 critérios, entre os quais a preservação da mata ciliar e de nascentes, uso de agrotóxicos dentro das normas técnicas e implantação de curvas de nível e terraços, entre outros. “A premiação será em três categorias: 0 a 10 hectares,  10 a 50 hectares e acima de 50 hectares. Serão entregues medalhas de ouro, prata e bronze, além de certificados para o produtor e esposas e entidades parceiras”, informa.
O encontro é uma promoção do governo do Paraná, através da Secretaria de Estado da Agricultura, em parceria com o núcleo regional da Seab, Faep, Emater, Ocepar, Amuvi, Adapar, Prefeitura de Apucarana, Cocari, Cocamar, Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, Rotary Internacional e sindicatos rurais.

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber