Mais lidas
Apucarana

Ladrões furtam mais de 80% das placas de bronze em cemitério de Apucarana

.

Ladrões voltaram a furtar placas de bronze em cemitério de Apucarana - Foto: José Luiz Mendes
Ladrões voltaram a furtar placas de bronze em cemitério de Apucarana - Foto: José Luiz Mendes

No domingo (15), Dia das Mães, muitas pessoas que foram visitar túmulos de familiares sepultados no Cemitério da Saudade, no centro de Apucarana, tiveram uma surpresa desagradável. De acordo com servidores públicos que trabalham no cemitério, mais de 80% das placas de bronze colocadas em jazigos foram furtadase muitos túmulos acabaram danificados.

De acordo com a Autarquia de Serviços Funerários de Apucarana (Aserfa), placas, crucifixos e outros objetos feitos com o metal são os alvos preferidos dos criminosos. "Isso já vem acontecendo há algum tempo, mas muitas pessoas só constataram agora por conta das visitas do Dia das Mães", afirmou um funcionário da Aserfa lotado no cemitério, que preferiu não ser identificado.

Foto - José Luiz Mendes

Os criminosos furtam as placas de bronze no período da noite, quando não há vigilância do local. “Eles pulam o muram e vão levando as placas, que devem ser vendidas facilmente, porque senão não levariam daqui”, acrescenta o servidor público.

Foto - José Luiz Mendes

Queixa na polícia
Os parentes de pessoas sepultadas no local voltaram a procurar a imprensa para reclamar da situação, destacando a falta de respeito com a memória dos falecidos. Um dos jazigos que teve placa de bronze e furtada e acabou danificado é a da família Morais, pioneira em Apucarana. A constatação foi Nelson de Morais, que esteve no cemitério para visitar o túmulo dos pais no último domingo. "Isso é um absurdo, um atentado à memória dos nossos entes queridos. Alguma providência precisa ser tomada com urgência", afirmou.

Foto - José Luiz Mendes

O diretor-superintendente da Aserfa, Marcos Bueno, afirmou queixa na delegacia a respeitos dos furtos já foi prestada.  "Já colocamos iluminação, arame farpado circular nos muros, mas não adianta. Os bandidos chegaram a serrar o arame farpado para entrar e roubar, inclusive praticando vandalismo.Medidas já foram tomadas pela administração pública no sentido de aumentar a segurança, com a presença ostensiva da Guarda Municipal , para coibir tais furtos", assegurou Bueno. 

Foto - José Luiz Mendes

Câmeras
Um projeto para instalar câmeras de monitoramento nos cemitério de Apucarana ainda está em fase de análise.

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber