Apucarana

Hospital da Providência conquista resultado positivo no controle de infecção

Da Redação ·
Imagem ilustrativa da notícia Hospital da Providência conquista resultado positivo no controle de infecção
Hospital da Providência conquista resultado positivo no controle de infecção

Pode parecer um ato banal, mas uma das práticas diárias mais importantes para prevenir infecções é mantendo as mãos higienizadas. Esses cuidados devem ser levados a sério não só em ambientes hospitalares, como na rotina das pessoas. Por isso, foi criado o Dia Mundial da Higienização das Mãos, comemorado nesta sexta (5).

continua após publicidade

“Esse hábito pode evitar a proliferação de doenças, como a gripe, conjuntivite, bactérias multirresistentes (resistentes aos antibióticos), entre outras.  Essas bactérias hospitalares, por exemplo, 50% estão presentes na comunidade”, esclarece a coordenadora do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar, Samanta Campaner, do Hospital da Providência, de Apucarana. 

Algumas medidas, como higienizar corretamente as mãos, fizeram com que o Hospital da Providência conquistasse resultados positivos no controle de infecção relacionada à assistência hospitalar. Segundo dados do divulgados pelo hospital, a taxa global do 2° semestre do ano passado foi 1,34% e atende o índice preconizado pelo Ministério da Saúde.

continua após publicidade

A taxa global foi, em média, 1,52% nos primeiros seis meses de 2016 e caiu para 1,34% no 2° semestre. O número atende ao índice preconizado pelo Ministério da Saúde que tolera até 5% de taxa de infecções nas unidades hospitalares.

Leia a matéria completa na edição impressa ou digital desta sexta-feira (5) do jornal Tribuna do Norte.