Apucarana

Prazo para pagamento do IPTU acaba hoje em Apucarana

.

Prazo para início do pagamento termina nesta quinta-feira (20). Foto: Assessoria
Prazo para início do pagamento termina nesta quinta-feira (20). Foto: Assessoria

Quase 57% dos carnês do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) emitidos em Apucarana já tiveram o pagamento iniciado. Isso corresponde a 30.170 lotes, de acordo com o último relatório emitido pela Secretaria Municipal da Fazenda, referente à semana passada. A maioria dos contribuintes optou pelo pagamento à vista. Prazo para início do pagamento termina nesta quinta-feira (20).

De acordo com dados divulgados anteontem pela Secretaria, pouco mais de 16 mil carnês foram quitados à vista, cerca de 53,3% do total pago. Outros 14,1 mil, ou 46,7%, tiveram apenas a primeira parcela paga. O pagamento à vista dá direito a 5% de desconto ao contribuinte.“Os números estão na média dos anos anteriores para este período. Claro que nós gostaríamos que todos tivessem condições de pagar o imposto. Mas o resultado é satisfatório”, afirma Marcello Augusto Machado, secretário municipal da Fazenda.

O IPTU lançado em 2017 foi de R$ 20 milhões. A Prefeitura não informou quanto do valor já foi arrecadado. Foram distribuídos, ao todo, 53 mil boletos para o pagamento do imposto. O parcelamento pode ser feito em até 10 vezes, com parcela mínima de R$37,50.“Esse é um dos recursos mais importantes para os cofres do município. 

Várias obras estão previstas para serem feitas com esse dinheiro: a reforma do terminal urbano, da rodoviária, a construção do Centro de Iniciação Esportiva (CIE) no Parque do Japira, um novo centro esportivo na Rua Denhei Kanashiro, a criação de um polo industrial próximo à estação ferroviária, recape asfáltico, entre outros”, diz o secretário.

O imposto, que venceria no último dia 10, foi prorrogado até hoje. A medida beneficia principalmente os contribuintes que deixaram para realizar o pagamento na data-limite e encontraram lotadas as agências da Caixa Econômica Federal e lotéricas – correspondentes credenciados para recebimento do IPTU 2017 – uma vez que o vencimento coincidiu com a liberação da segunda rodada de recursos de contas inativas do FGTS, pelo Governo Federal.

Já o prazo para revisão do valor do tributo terminou na última quinta-feira (13). “Nos últimos dois anos, cerca de 18 mil contribuintes com imóveis apresentando algum problema foram flagrados através de um trabalho de mapeamento aéreo. O IPTU tem seu valor baseado na área construída, com isso, a prefeitura fez a devida correção do valor junto ao sistema de tributação”, explicou Machado.