Apucarana

Jaboti recebe mais 100 mudas de frutíferas

.

Jaboti recebe mais 100 mudas de frutíferas - IMAGEM  - PROFETA
Jaboti recebe mais 100 mudas de frutíferas - IMAGEM - PROFETA

A prefeitura, através da Secretaria Municipal da Agricultura deu mais um passo dentro da meta de plantar mil árvores frutíferas às margens do Lago Jaboti neste ano. Foram plantadas naquela área 100 mudas de jaboticada, jaca, romã, fruta do conde, pitanga e manga.

O primeiro lote, correspondente a 100 de mudas de cerejeira silvestre, foi plantado em janeiro. O plantio é sempre feito a dois metros de distância do lago, garantindo umidade e o sombreamento necessários ao desenvolvimento. 

A iniciativa busca promover o equilíbrio do ecossistema, servindo de alimento para animais, aves e peixes, além de destinada ao consumo humano. “As frutas dessas árvores poderão ser saboreadas pelos visitantes e também propiciarão alimento para capivaras, garças e outras aves. 

As que caírem, devido à proximidade com lago, também servirão de alimento para os peixes”, explica o secretário municipal da Agricultura, José Luiz Porto. Segundo o prefeito Beto Preto, o plantio das mudas visa transformar ainda mais a paisagem do principal cartão postal da cidade. “O Lago Jaboti passou a atrair um número maior de frequentadores com a construção da pista de caminhada e instalação do novo sistema de iluminação, entre outras melhorias.

É uma área que sempre vai merecer nossa especial atenção”, destaca Beto Preto. As mudas de árvores frutíferas foram produzidas no Viveiro Municipal e as que são destinadas ao plantio encontram-se na altura de adaptação, com 85 centímetros.