Apucarana

Apucarana já foi campeã em três ocasiões na Segundona

.

Apucarana já foi campeã do Campeonato Estadual da Divisão de Acesso em três ocasiões, sendo dois títulos conquistados pelo Apucarana Atlético Clube (AAC), que encerrou as suas atividades em 1996, e um com o Roma, que está licenciado junto a Federação Paranaense de Futebol (FPF) desde 2014. A primeira conquista da Segundona aconteceu no Campeonato Paranaense de 1977, quando o AAC derrotou o Tabu, em Clevelândia, pelo placar de 1 a 0, com gol do meio-campista Marquinhos. 

A equipe era comandada por Vander Moreira e presidida por Valdomiro Françolin. Em 1984, com o campeonato terminando em 1985, o Apucarana foi campeão da Segundona ao empatar por um gol no Estádio Lúcio Pepino em Umuarama, diante da equipe local. 

O gol do título do AAC foi marcado pelo centroavante Carlão Barbosa. Áureo Francisco Silva, o Caixote, era o treinador, com o clube sendo presidido por José Flausino Vilas Boas, o Zé Lambari. Em 2010, veio a conquista do Roma Esporte Apucarana. Na rodada final da Divisão de Acesso daquele ano, o time da “Cidade Alta” goleou o Foz do Iguaçu por 4 a 0, com gols de Daniel Marques, Rogerinho, Warley e Paulo Sérgio. O Roma foi comandado por Richard Malka, com Sérgio Kowalski na presidência.