Apucarana

Bombeiro Mirim incorpora novos meninos ao projeto social 

.

​Bombeiro Mirim incorpora novos meninos ao projeto social  -imagem divulgação
​Bombeiro Mirim incorpora novos meninos ao projeto social -imagem divulgação

O Corpo de Bombeiros de Apucarana iniciou nesta sexta-feira (10/03) a turma de 2017 do projeto Bombeiro Mirim. Este ano 35 meninos, com idade entre 10 e 16 anos estão inscritos. Desde 2007, quando se iniciou o projeto, mais de 150 garotos já foram integrantes da corporação.

A aula inaugural, com a presença de familiares e convidados, aconteceu no Posto 2 do Corpo de Bombeiros, na Vila São Carlos. Eles foram recebidos pelo comandante do 4º SGBI major Hemerson Saqueta, o coordenador e instrutor do projeto o sub-tenente do Corpo de Bombeiros, Vanderlei Simão, que mesmo aposentado é voluntário no Bombeiro Mirim. 

Após fazerem apresentação de Ordem Unida, a formação em pelotão e movimentos de marcha militar, aos convidados, os bombeiros mirins assistiram a uma palestra, com o juiz diretor da 2ª Vara do Trabalho, Maurício Mazur. O magistrado falou sobre a importância dos jovens fazerem boas escolhas e aproveitar oportunidades, que lhes são dadas. “Isto contribui na formação do caráter, no seu futuro, para que eles mesmos façam boas escolhas, e possam melhorar sua vida e das pessoas ao seu redor”, destacou o juiz. No Bombeiro Mirim os meninos aprenderão sobre hierarquia, disciplina, companheirismo e o convívio social. 

“Neste ano iniciamos também aulas de informática, além de Karatê, natação, música, futebol, primeiros socorros, combate a incêndio, e acompanhamento psicológico. Nossa filosofia é o respeito, caráter, persistência e companheirismo”, diz o coordenador da Associação Karatê Vida, Alan Pereira da Silva. As aulas acontecem no contra turno escolar. Nos próximos dias, além de agasalho estilizado e kimono, os garotos receberão fardas idênticas aos dos bombeiros, para que se sintam integrantes da tropa. “Nosso sistema é baseado na disciplina militar, nas instruções do Corpo de Bombeiros. 

Queremos contribuir para afastá-los das armadilhas do mundo, e direcioná-los para o caminho do bem”, enfatizou o sub-tenente Vanderlei Simão. A secretária de Esportes, Jossuela Pinheiro, representou o prefeito Beto Preto na aula inaugural. Ela destacou a contribuição social que o Corpo de Bombeiros faz com este projeto e reafirmou a parceria do município. “Nosso prefeito é incentivador da formação de bons cidadãos, e sempre vai estar junto nas ações em que pudermos contribuir”, destacou a secretária. A prefeitura fornece o transporte para os participantes do projeto e cede o Lagoão para as atividades esportivas Participaram, também como convidados o comandante do 10º Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel, José Francisco Cardoso, juiz Criminal da Comarca de Apucarana, Oswaldo Soares Neto, procurador do Estado, em Apucarana, Daniel Augusto Pinheiro, o comandante da Rotam, da 7ª Companhia Independente da PM de Arapongas, sargento Edson Souza, e o guarda municipal Jefferson Zanon.