MAIS LIDAS
VER TODOS

Apucarana

Mulheres de Apucarana aderem ao movimento mundial em prol de direitos e igualdade

No Dia Internacional da Mulher - quarta-feira (8) - a Prefeitura de Apucarana, através da Secretaria da Mulher e Assuntos da Família, e o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Apucarana, convidam a sociedade a participar da parada “8M, Desafios pel

Da Redação

·
 Ação mundial é idealizada pela Parada Internacional de Mulheres. Foto: Divulgação
Icone Camera Foto por Reprodução
Ação mundial é idealizada pela Parada Internacional de Mulheres. Foto: Divulgação
Escrito por Da Redação
Publicado em 07.03.2017, 14:33:00 Editado em 07.03.2017, 17:53:12
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

No Dia Internacional da Mulher - quarta-feira (8) - a Prefeitura de Apucarana, através da Secretaria da Mulher e Assuntos da Família, e o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Apucarana, convidam a sociedade a participar da parada “8M, Desafios pelos Direitos da Mulher”, uma ação mundial idealizada pela “Parada Internacional de Mulheres”, que conta com a participação de pessoas de vários países que articulam ações de combate à violência social, legal, política, moral e verbal ainda experimentada pelas mulheres.

continua após publicidade

A ideia da “Parada 8M”, segundo a organização local, é promover ações ou pequenos atos que dêem significado real ao Dia 8 de março. “Convidamos as mulheres apucaranenses e todos os que apóiam o dia internacional a interromperem todas as suas atividades por algum tempo nesta quarta-feira. Durante a pausa, realizem uma ação especial para a “Parada 8M”, registrando em fotos ou vídeos, posteriormente compartilhando nas redes sociais, mídias alternativas e enviando aos meios de comunicação”, diz Denise Canesin Moisés Machado, secretária da Mulher e Assuntos da Família de Apucarana. 

A intenção é dar maior visibilidade às necessidades e aspirações da mulher, onde ainda existem casos de desigualdade, violência, racismo, exploração sexual, homofobia, etc. A organização local frisa ainda que outra meta da parada é discutir o papel da mulher na sociedade atual, mobilizando a sociedade contra o preconceito e a desvalorização da mulher. Entre as sugestões para a “Parada 8M”, estão a colocação de pano da cor lilás nos carros, residências e empresas, panfletagens, pedidos de músicas que valorizam a mulher nas rádios da cidade, “twitaço” a partir das 12h30 com as hashtags #8M #8Mbrasil #paradabrasileirademulheres #euparo, colocação do símbolo do movimento nos perfis em redes sociais, mobilização nos locais de trabalho, doação de sangue, atividades esportivas e culturais, fóruns e debates em instituições de ensino, entre outras ações. 

continua após publicidade

“Além de serem postados e compartilhados, os registros deverão também ser encaminhados para o email parada8Mmulherapucarana@gmail.com para que tanto a prefeitura quanto o conselho municipal possam organizar a divulgação das ações”, orienta a secretaria Denise. 

Mais detalhes podem ser obtidos pelos telefones 3422-4479 e 0800-6454479. Para saber mais – No Brasil, a “Parada 8M” conta com aspectos específicos na pauta de reivindicações. Mulheres também se reunirão contra a reforma da Previdência Social proposta pelo Governo Federal que, segundo o movimento, acaba com o direito garantido às mulheres de se aposentarem antes sem levar em consideração a dupla jornada de trabalho das mulheres. As ameaças aos direitos previdenciários das mulheres, a luta contra o desemprego, além de pautas históricas do movimento feminista, como o fim da violência de gênero e o direito ao próprio corpo também farão parte da mobilização do dia 8 de março. 

O que é
A Parada Internacional de Mulheres é um movimento formado por mulheres de diferentes partes do mundo. Foi inspirado na Islândia, Polônia e na Argentina e criado nas últimas semanas de outubro de 2016 por mulheres de vários países, como resposta a atual violência social, legal, política, moral e verbal experimentada pelas mulheres atuais. O movimento aponta que as condições de vida das mulheres, especialmente das mulheres negras, trabalhadoras, desempregadas, imigrantes, não são as mesmas da grande maioria dos homens. Pesquisas demonstram que, em outras variantes, na grande parte das sociedades, homens ainda possuem mais direitos do que as mulheres.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Mulheres de Apucarana aderem ao movimento mundial em prol de direitos e igualdade"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!