Apucarana

O uso do preservativo é a melhor prevenção contra doenças sexuais

Da Redação ·
Preservativo é a melhor prevenção contra doenças sexuais. Foto: Divulgação
Preservativo é a melhor prevenção contra doenças sexuais. Foto: Divulgação

Muitas pessoas acabam deixando de lado cuidados como sexo seguro, correndo risco de contrair Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) ou engravidar. A coordenadora do Núcleo de Aconselhamento, Testagem e Tratamento de Apucarana (Natta), Elisabete Pereira, alerta que é preciso se prevenir, e para isso, somente o preservativo (camisinha) é eficaz.  No carnaval, as campanhas de prevenção costumam ser intensificadas para evitar a transmissão de doenças. 

continua após publicidade

O portador de DST não tem cara, por isso, qualquer pessoa corre o risco de se relacionar com alguém infectado se não tomar a devida precaução. Existem várias doenças por ai, como HIV, HPV, sífilis, gonorreia, e todos nós corremos o risco de contrair uma.  No núcleo, que abrange Apucarana e outros 14 municípios da 16ª Regional de Saúde, 5.661 testes rápidos foram realizados no ano passado. Um crescimento de 40,7% em relação a 2014 que teve 4.021 atendimentos. 

Dos exames feitos em 2016, 26 deram resultado positivo para HIV, 265 para sífilis, 15 para hepatite B e outros 15 para hepatite C. No mesmo período o Natta fez 2.311 testes em gestantes, por meio de convênio com o Hospital da Providência Materno Infantil.  

continua após publicidade

"É preciso que as pessoas se previnam e usem preservativo mesmo quando têm parceiros fixos", ressalta.