Apucarana

Cohapar apresenta novos programas em 12 prefeituras na região de Apucarana

.

Cohapar apresenta novos programas a prefeitos de 12 municípios da região de Apucarana - Foto: Divulgação
Cohapar apresenta novos programas a prefeitos de 12 municípios da região de Apucarana - Foto: Divulgação

Representantes da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar) visitaram recentemente prefeituras de 12 municípios da região do Vale do Ivaí (norte do Paraná).Segundo o coordenador regional da Cohapar de Apucarana, André Marçal, o objetivo é orientar os novos gestores municipais nos processos de adesão aos programas da empresa - FotoÇ Divulgação


Em reuniões com os prefeitos, eles apresentaram um diagnóstico sobre a situação atual dos projetos habitacionais para o município e também conversaram sobre a possibilidade de novas parcerias de trabalho entre o governo estadual e as prefeituras. 

Foram realizados encontros nas cidades de Arapuã, Ariranha do Ivaí, Lidianópolis, Faxinal, Rosário do Ivaí, Rio Branco, Godoy Moreira, São João do Ivaí, Lunardeli, Jardim Alegre, Marumbi e Bom Sucesso.

Segundo o coordenador regional da Cohapar de Apucarana, André Marçal, o objetivo é orientar os novos gestores municipais nos processos de adesão aos programas da empresa, que envolvem a construção de casas populares, regularização fundiária e obras de urbanização. 

“O governador Beto Richa e o presidente da Cohapar, Abelardo Lupion, determinaram que as equipes regionais prestem total suporte às demandas por moradia apresentadas pelas administrações municipais”, explica Marçal Novos projetos – Entre os assuntos tratados entre as autoridades, estava a oferta de recursos para projetos de urbanização de assentamento precários dentro do programa Família Paranaense. 

A iniciativa, coordenada pela Secretaria Estadual da Família e Desenvolvimento Social envolve a realocação de moradores de áreas de risco para novas casas, reforma e escrituração de imóveis. 

Outro tópico abordado envolve as mudanças nos critérios do programa Minha Casa Minha Vida, que ampliaram as faixas de renda que podem financiar uma moradia. “Com a disponibilidade de novos recursos, a Cohapar se coloca à disposição dos prefeitos para viabilizar a contratação de empreendimentos em parceria com o governo federal”, afirma o coordenador regional da empresa.

Balanço – Desde 2011, o trabalho integrado do poder público beneficiou cerca de 6.700 famílias dos 27 municípios atendidos pela regional da Cohapar de Apucarana. Entre ações concluídas, em andamento ou em projeto, os investimentos chegam a R$ 335 milhões em recursos federais, estaduais e municipais.