MAIS LIDAS
VER TODOS

Apucarana

Criado há 10 anos, grupo de ciclistas populariza o esporte

O grupo Pedal Apucarana surgiu há 10 anos com apenas cinco ciclistas. Dez anos depois, a turma cresceu, se organizou – tem até uma associação - e a prática se popularizou na cidade. Hoje o grupo conta com cerca de 200 integrantes, que saem pelo menos uma

Da Redação

·
Criado há 10 anos, grupo de ciclistas cresceu, se organizou e populariza o esporte - foto Delair Garcia
Icone Camera Foto por Reprodução
Criado há 10 anos, grupo de ciclistas cresceu, se organizou e populariza o esporte - foto Delair Garcia
Escrito por Da Redação
Publicado em 28.01.2017, 10:20:00 Editado em 28.01.2017, 14:40:03
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O grupo Pedal Apucarana surgiu há 10 anos com apenas cinco ciclistas. Dez anos depois, a turma cresceu, se organizou – tem até uma associação - e a prática se popularizou na cidade. Hoje o grupo conta com cerca de 200 integrantes, que saem pelo menos uma vez por semana em suas montain bike para apreciar a natureza, cuidar da saúde e se divertir. 

continua após publicidade

O criador do grupo Pedal Apucarana e presidente da Associação de Ciclistas de Apucarana (Acap) Marcos Donizete da Silva, 53 anos, que foi dono de uma loja de bicicletas em Apucarana, conta que a turma surgiu entre amigos. Hoje, o Pedal Apucarana é dividido em subgrupos, como por exemplo, o Bike Beer, Partiu, Pedal, Terra Brasil, entre outros. “Nem todos tem a mesma disponibilidade de horário e afinidades. Por isso, a divisão”, explica. 

Há os que preferem pedalar na estrada, outros na zona rural, a turma da noite, os ciclistas que gostam de competir entre outros. A associação foi criada em julho do ano passado para oficializar os compromissos da turma e facilitar a organização de projetos sociais, que futuramente irão beneficiar entidade da cidade. Segundo Marcos, uma das reivindicações feita pelo grupo é a criação de uma ciclovia. “Temos também ações de cunha ambiental e fazemos a limpeza de alguns locais da cidade”, conta Marcos, que anda de bicicleta há mais de 15 anos.    

continua após publicidade
Criado há 10 anos, grupo de ciclistas populariza o esporte
Foto por Reprodução
  

A corretora de imóveis Rosana de Souza Silva Fukumoto, 41, começou a pedalar por influência de Dilene, esposa de Marcos, e participa desde que a criação do Pedal Apucarana. Rosana, que  viveu alguns anos no Japão com o marido, se acostumou com o meio de transporte. “É comum andar de bike lá, quando voltei para o Brasil senti falta”, explica. Rosana, que é tesoureira da associação sem fins lucrativos, anda pelo menos uma vez por semana de bicicleta e participa de confraternizações que o grupo promove anualmente. “Sempre que posso pedalo junto do pessoal.

Faz bem para a saúde e para mente”, ressalta. Quem também faz parte do grupo é o advogado Irmo Celso Vidor, 62. Ele pedala há mais de 20 anos e já fez parte de outras turmas de ciclistas. Ele parou de praticar o esporte por problemas de saúde, mas retornou recentemente. “Faz bem à saúde. Além disso, nas horas vagas sou fotógrafo e encontro muitas paisagens lindas pelo caminho. Menos competição e mais pedal esportivo”, garante. 

continua após publicidade

O casal de advogados Juliano Massahiro Nishi, 43, e Raquel Locatelli, 27, faz parte do grupo de ciclistas Beer Bike, extensão do Pedal Apucarana, e já participaram de provas em Apucarana, Maringá, Presidente Prudente, e em outras cidades. O próximo desafio do casal é a 10ª Meia Maratona Pomerode 2017, em Santa Catarina. “Comecei a pedalar por causa da saúde, mas hoje virou um hobby e sou apaixonado pelo ciclismo”, complementa. Outra turma que se formou há quatro meses a partir do Pedal Apucarana é o grupo Terra Brasil, criado por Emerson Nicodemo Ramos, 35. “Tinha esse projeto fazia alguns anos e já pedalava sozinho. Fui chamando amigos e hoje contamos até com uniforme. A próxima etapa é se juntar com a associação”, explica. O grupo de amigos sai todos os domingos, às 7h30 e retorna ao meio dia. As trilhas são por caminhos variados pela área rural da cidade.

Júlio Hegeto trabalha na bicicletaria desde os 14 anos
Bicicleta é tradição na família de Júlio Hegeto, 67 e Jaime Hegeto, 47, filhos de Xando Hegeto (já falecido), fundador da mais antiga bicicletaria de Apucarana, a Bicicletaria Avenida, localizada na Rua Oswaldo Cruz, há mais de 60 anos. “Meu pai foi o primeiro inquilino deste local”, recorda Júlio, que trabalha na loja desde os 14 anos. A loja, que hoje conta com bicicletas modernas, era feita de madeira e dividida com uma barbearia. No entanto, em 1988, a família comprou o terreno ao lado e expandiu o estabelecimento. 

Os irmãos contam com a ajuda de mais três funcionários e também vendem outros produtos relacionados à bicicleta. “Já foi melhor a venda, mas está indo bem apesar da crise que o país vive”, explica. Com o passar dos anos, é claro, as bicicletas evoluíram. “Os modelos contam com freios a disco e estão muito mais confortáveis”, reforça. Apesar das subidas e descidas de Apucarana, o empresário conta que não deixou de vender bikes por esse motivo. “As pessoas compram mesmo assim, por hobby ou por necessidade”, acrescenta.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Criado há 10 anos, grupo de ciclistas populariza o esporte"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!