Apucarana

Lançada a Prova Pedestre 28 de Janeiro

Da Redação ·
Prefeito Beto Preto recebeu a homenagem por incentivar o esporte na cidade - Foto: Divulgação
Prefeito Beto Preto recebeu a homenagem por incentivar o esporte na cidade - Foto: Divulgação

Em evento realizado no auditório da Unimed em Apucarana, o prefeito Beto Preto e o atleta Gainete Ferensovicz, da equipe Pé Vermelho, foram homenageados na quarta-feira (25) à noite, durante o lançamento da 55ª Prova Pedestre 28 de Janeiro. A competição faz parte das comemorações do 73º aniversário da cidade. Além dos brasileiros, se inscreveram na corrida atletas do Quênia, Tanzânia, Etiópia, Argentina e Colômbia. Com recorde de participantes em 2017 (mais de 2.800 atletas), a “28” é a prova mais antiga do pedestrianismo paranaense. 

continua após publicidade

Beto Preto recebeu a homenagem por incentivar o esporte na cidade, enquanto Gainete por representar muito bem o município em competições de corrida disputadas no Brasil e no exterior. Recepcionados pela presidente da Unimed de Apucarana, doutora Marly Hirata Figueiredo, e demais diretores, o prefeito e o competidor receberam placas de honra ao mérito. 

Desde a sua primeira gestão, Beto Preto vem incentivando o esporte no município, trazendo as principais competições oficiais do Estado para Apucarana. Tanto é que neste ano a cidade sediará a fase final A dos Jogos Escolares do Paraná (JEP s) e a fase final A dos Jogos Abertos do Paraná (JAP s). 

continua após publicidade

A primeira competição ocorre no final de julho e início de agosto e os JAP S vão acontecer de 11 a 19 de novembro. Também vem realizando competições com os moradores da cidade em várias modalidades, além de ter reformado o Complexo Esportivo Lagoão, a principal praça de esportes do município. 

No esporte desde 2005, Gainete Ferensovicz, 50 anos, recebeu a homenagem com muita alegria e satisfação. “Estou feliz por ser reconhecido e por tudo que faço no esporte. Vou continuar treinando, dando sequência na carreira e sempre representando bem a cidade de Apucarana”, diz Gainete, que no último final de semana em Foz do Iguaçu, foi campeão da categoria de 45 a 49 anos na 3ª edição do Circuito Paranaense de Meia-Maratona. Ainda somando todas as categorias, ele foi o primeiro colocado no ranking da competição. Ele disse ontem que não participará da “28” neste sábado. 

continua após publicidade

Isso porque nesta data, em Curitiba, Gainete receberá o troféu de campeão estadual de meia maratona. Em 2017, o atleta está com a agenda cheia, pois disputa o Brasileiro em Porto Alegre, o Sul-Americano no Chile e os Jogos Olímpicos Master na Nova Zelândia. Ele compete em várias provas, entre elas corridas de 5 Km, 10 Km e meia maratona.   Entrega de kit’s da Prova 28 começa hoje no Cine Teatro   Teve início nesta quinta-feira no Cine Teatro de Apucarana (centro), a partir das 8 horas, a entrega dos kit´s da 17ª edição da Vinteiotinha e da 55ª Prova Pedestre 28 de Janeiro, competições que serão realizadas neste sábado. 

Entrega de kits
A informação foi dada na quarta-feira por Jossuela Martins Pirelli Pinheiro, secretária municipal de Esportes de Apucarana. De acordo com ela, ontem e hoje das 8 às 18 horas, serão entregues os kit´s para os competidores que residem em Apucarana. Neste sábado das 8 às 17 horas, os kit´s serão retirados pelos atletas de fora. 

Somando as corridas de 5 Km e de 10 Km e a Vinteoitinha, a “28 de Janeiro” bateu o recorde de participantes em 2017. São 2.855 atletas inscritos pelas categorias de base e adulto (masculino e feminino). Na Vinteoitinha se inscreveram 464 competidores. Na prova de 5 Km são 1.444 inscritos e na corrida de 10 Km são 947 atletas.