Mais lidas
Apucarana

Unidade do Exército em Apucarana terá novo comandante

.

Unidade do Exército em Apucarana vai ter novo comandante - Foto Edson Denobi
Unidade do Exército em Apucarana vai ter novo comandante - Foto Edson Denobi

O prefeito de Apucarana, Beto Preto, conheceu nesta quarta-feira (11/01) o novo comandante do 30º Batalhão de Infantaria Mecanizado (BIMec), em encontro ocorrido no gabinete municipal. O tenente-coronel José Luis Barbosa Deina assumirá no dia 19 de janeiro, às 19h30, quando acontecerá a solenidade de passagem de comando, na sede da unidade local do Exército. 

O novo comandante foi apresentado pelo coronel Ricardo Tadeu  Fiamoncini, que permaneceu por dois anos à frente do 30º BIMec. Também participaram da recepção o vice-prefeito Sebastião Ferreira Martins Junior (Junior da Femac), o secretário municipal de Governo, pastor Othoniel Gonçalves, e Laércio Morais, superintendente municipal de Relações com a Comunidade. O prefeito Beto Preto destacou o trabalho desenvolvido pelo coronel Fiamoncini, especialmente na modernização da unidade. 

“O 30º  BIMec já recebeu 13 blindados guarani e aguarda a chegada  de outros, atingindo brevemente mais de 30. Já está também pronto o projeto para a construção das garagens que abrigarão as viaturas, que deverá ser executado em 2018”, cita Beto Preto. Fiamoncini afirma que a unidade deverá passar por um processo de expansão nos próximos anos, com aumento de equipamentos e também com a ampliação do efetivo. “O Batalhão vem recebendo recursos por estar incluído no Sisfron, o Sistema Integrado de Monitoramente de Fronteiras. Em virtude do projeto do blindado guarani, nós temos também a previsão de aumentar o efetivo de militares, principalmente de técnicos”, frisa Fiamoncini. Atualmente, o 30º  BIMec possui 580 militares e a previsão é de que o efetivo chegue a 650 nos próximos anos. Além disso, há a expectativa da unidade ganhar mais uma companhia. Com isso, o efetivo subiria para 750 militares.

“Foi a experiência profissional mais importante da minha vida, pois foi a primeira vez que comandei uma unidade e isso representa o ápice na carreira militar. A gente fica triste por deixar a cidade e os amigos, mas ao mesmo tempo feliz pela oportunidade de ter conhecido a região. 

Já passei por 13 cidades e em Apucarana foi, com certeza, a experiência mais marcante, pois é uma cidade próspera e que tem um povo muito acolhedor ”, destacou Fiamoncini. Já o novo comandante que assumirá no dia 19 de janeiro afirma que estará à frente de uma unidade, de infantaria mecanizada, que reúne o que há de mais moderno dentro do Exército Brasileiro. “O Batalhão recebeu uma série de materiais, especialmente a viatura guarani. É um projeto que está em expansão e, junto com as viaturas, vem uma série de materiais com tecnologia de ponta.

Cabe agora dar continuidade na recepção destes materiais e qualificar o efetivo para trabalhar com os novos equipamentos”, salienta Deina. Natural de Curitiba, Deina estudou em colégio militar na capital do estado, depois na Escola Preparatória de Cadetes em Campinas (SP) e na Academia Militar das Agulhas Negras, em Resende (RJ). Serviu em unidades do Exército localizadas em Guaíra, Curitiba, Rio de Janeiro, Altamira, Joinvile e Curitiba. Deina possui 45 anos, é casado e tem três filhos.

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber