Mais lidas
Apucarana

Atletas africanos dominam a Prova 28 de Janeiro nos últimos cinco anos 

.

Quenianos venceram Prova Pedestre “28 de Janeiro” disputada em Apucarana no ano passado- Foto: JOSIAS PROFETA/imagem ilustrativa
Quenianos venceram Prova Pedestre “28 de Janeiro” disputada em Apucarana no ano passado- Foto: JOSIAS PROFETA/imagem ilustrativa

Nos últimos cinco anos a corrida masculina de 10 Km da tradicional Prova Pedestre 28 de Janeiro em Apucarana, teve o domínio total dos atletas africanos. Portanto, o último brasileiro que subiu no lugar mais alto do pódio na prova apucaranense foi o brasiliense Clodoaldo da Silva, campeão em 2011. Depois disso foram duas vitórias de atletas do Quênia, duas de competidores da Etiópia e uma conquista de um tanzaniano. 

Na corrida de 2012 o vencedor foi Nelson Priva Mbuya, da Tanzânia. Mark Korir, do Quênia, foi o primeiro colocado em 2013. 

Um ano depois, o etíope Fikadu Dimbushe, ficou em primeiro lugar. Em 2015, a primeira posição ficou com o queniano Edwin Kipsang Rotich e no ano passado o vencedor foi Dawit Fikadu Admasu, da Etiópia. 

No último sábado em São Paulo, durante a 92ª Corrida Internacional de São Silvestre, ele obteve a segunda colocação. Também do Exterior venceram a Prova 28 de Janeiro o sueco Benjad Naide em 1970, o queniano Mathew Cheboi em 2005 e 2006, e Marco Joseph, da Tanzânia, em 2009. Sendo assim foram nove vitórias de competidores estrangeiros. Para a prova do dia 28 deste mês já estão confirmados o queniano Mathew Cheboi, o tanzaniano Nelson Mbuya e o colombiano Sergio Alejandro Lopes Rodrigues, que já são apontados como favoritos para a corrida de 2017. Os dois primeiros atletas já foram campeões na “Cidade Alta”. Tudo indica então que o tabu será mantido na competição desse ano. 

Até agora nenhum atleta brasileiro de elite garantiu presença na tradicional prova apucaranense. A inscrição para a corrida será encerrada no dia 20 deste mês, no valor de R$ 50,00, e somente poderá ser feita no site www.apucarana.pr.gov.br.

A competição é organizada pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer da Prefeitura de Apucarana, tem parceria com a Caixa Econômica Federal e conta com patrocínio e apoio da Associação Comercial e Industrial de Apucarana (Acia), Unimed, UniCesumar, Sanepar, Governo do Estado, Jornal Tribuna do Norte, RTV-canal 38, TV Mais, Rede Massa, Rádio Cultura, Rádio Nova, Rádio Água Viva FM, 98 FM e Rede de Rádios FM. Informações pelos telefones (43) 3422-5184 e 3424-0629, em horário comercial.

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber