MAIS LIDAS
VER TODOS

Apucarana

Coleta seletiva pode ser interrompida na próxima semana em Apucarana

A coleta seletiva pode ser suspensa em Apucarana a partir da próxima quarta-feira (7), aponta a Cooperativa dos Catadores de Materiais Recicláveis de Apucarana (Cocap). Sem licença ambiental desde 2013, a cooperativa recebeu um ultimato da prefeitura para

Da Redação

·
Coleta seletiva pode ser interrompida em Apucarana. Foto: Arquivo TN
Icone Camera Foto por Reprodução
Coleta seletiva pode ser interrompida em Apucarana. Foto: Arquivo TN
Escrito por Da Redação
Publicado em 02.12.2016, 09:33:00 Editado em 02.12.2016, 16:29:31
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A coleta seletiva pode ser suspensa em Apucarana a partir da próxima quarta-feira (7), aponta a Cooperativa dos Catadores de Materiais Recicláveis de Apucarana (Cocap). Sem licença ambiental desde 2013, a cooperativa recebeu um ultimato da prefeitura para regularizar a situação. Segundo a entidade, a impossibilidade de renovar a certificação do barracão deve levar ao rompimento do contrato. Já a administração municipal afirma que irá fazer de tudo para que a situação não chegue a esse ponto.

continua após publicidade

A Cocap tem a responsabilidade pela coleta seletiva do lixo em Apucarana, com área de atuação em 100% da cidade, conforme prevê o contrato de prestação de serviços. “Com a mudança recente na direção da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, fomos notificados para Prefeitura para entregar, em um prazo de cinco dias, todas as documentações necessárias. Esse prazo acabou ontem [anteontem]”, afirma o gestor da Cocap, Itamar Gomes de Oliveira.

De acordo com ele, a notificação apontava que, caso os documentos não fossem entregues, a Prefeitura poderia cancelar o contrato dentro de 10 dias. Itamar afirma que não há possibilidade de entregar a licença ambiental, vencida desde 2013, porque o local acondiciona cerca de 200 mil lâmpadas fluorescentes. “Recolhemos as lâmpadas desde 2010 através de uma parceria com a Prefeitura. Essas lâmpadas deveriam receber a destinação correta, através da Associação Brasileira da Indústria de Iluminação (Abilux). 

continua após publicidade

No entanto, a Abilux se recusa a recolher as lâmpadas. Como elas possuem materiais tóxicos, como mercúrio e fósforo, a licença ambiental não nos é fornecida”, ressalta o gestor. O recolhimento das lâmpadas fluorescentes foi determinado através da Lei 12.305, de 2010. No entanto, no entendimento do corpo jurídico da Abilux, o recolhimento só seria feito a partir de 2017. O caso corre na Justiça, já que diversos municípios entraram com uma ação conjunta exigindo o recolhimento do material. Por serem objeto de processo, as lâmpadas não podem ser retiradas do barracão da Cocap sem liberação judicial. 

“Caso a Prefeitura realmente suspenda o nosso contrato, 35 famílias que dependem da cooperativa ficarão sem renda. Tentaremos manter nossos serviços internos, como a moagem de plástico, que emprega 10 pessoas. Mas não faremos mais a coleta, pois não passaremos a receber pelo serviço a partir de quarta-feira”, explica Itamar. A Cocap coleta até 350 toneladas de lixo reciclável por mês em Apucarana.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Coleta seletiva pode ser interrompida na próxima semana em Apucarana"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!