Apucarana

Corte de eucaliptos com mais de 30 anos mobiliza secretarias 

Da Redação ·
Algumas árvores tinham mais de 30 anos de idade. Foto: Sérgio Rodrigo
Algumas árvores tinham mais de 30 anos de idade. Foto: Sérgio Rodrigo

Uma verdadeira força-tarefa formada por técnicos da Copel e servidores da Prefeitura de Apucarana passou praticamente toa a terça-feira (22) trabalhando no corte de árvores na entrada do Núcleo habitacional João Paulo I. O mutirão foi necessário por conta do porte das árvores, algumas com idade estimada em 30 anos.

continua após publicidade

Funcionários das Secretarias do Meio Ambiente e de Serviços Urbanos foram mobilizados para cortar cerca de vinte árvores exóticas de grande porte, a maior parte eucaliptos, na Praça Wilson Moreno.

O serviço somente foi possível com a contratação – pela Copel – de um guindaste especial, com hastes e cesto para alcançar a copa das árvores a uma altura de até trinta metros. O abate foi necessário, segundo a prefeitura, devido a constantes quedas de galhos na rede elétrica, o que interrompia a distribuição de energia para o bairro. 

continua após publicidade

A Secretaria de Meio Ambiente, por intermédio do secretário Luiz Porto, também requisitou o abate, devido ao risco constante de acidente com frequentadores do parque infantil e da academia ao ar livre, instalados na praça. A mobilização de máquinas e servidores chamou atenção de quem passava pela praça ontem.

Operários da Secretaria de Serviços Urbanos trabalharam no local durante todo o dia. Segundo a Secretaria de Meio Ambiente, a praça será arborizada novamente, mas serão plantadas espécies de porte mais adequado para áreas públicas de modo a não colocar em risco a rede elétrica ou frequentadores do espaço.