Apucarana

Professoras apucaranenses são finalistas do Prêmio Educação Empreendedora

Da Redação ·
Premiação ocorreu na quinta-feira (17), em Curitiba. Foto: Assessoria
Premiação ocorreu na quinta-feira (17), em Curitiba. Foto: Assessoria

Duas professoras da rede municipal apucaranense foram eleitas como finalistas da região norte no Prêmio Sebrae Educação Empreendedora no Paraná. Ângela Maria Torresan, da Escola Augusto Weyand, e Débora Martins Spaciari, da Escola Dr. Joaquim Vicente de Castro, participaram da premiação, em cerimônia na cidade de Curitiba.

continua após publicidade

A premiação é uma iniciativa pioneira do Sebrae que tem por objetivo identificar, estimular, difundir e reconhecer as melhores práticas e resultados em Educação Empreendedora no Paraná. Ao todo, foram 278 inscritos de todas as regiões do estado. Além das duas professoras, o Prefeito Beto Preto também recebeu certificado de  reconhecimento do Sebrae por ter implantado o projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos em cem por cento das escolas da rede municipal apucaranense. 

“Nós aderimos à iniciativa do Sebrae no ano de 2014, porque entendemos que ela é um complemento ao currículo escolar. Por meio do JEPPs, os alunos aprendem a trabalhar em equipe, a usar a criatividade e a refletir sobre como criar e manter uma pequena empresa,” explicou a secretária municipal de educação Marli Fernandes. A professora Ângela Maria Torresan, por exemplo, sugeriu aos seus alunos que arrecadassem latinhas de refrigerante por um período de três meses. Após a venda das mesmas, o dinheiro conquistado foi usado como capital para que as crianças pudessem construir o seu negócio: uma feirinha de temperos e produtos diversos. 

continua após publicidade

“Esse projeto foi muito especial, pois, além de aprenderem a empreender, eles também ajudaram a cuidar do meio ambiente. Muitos pais contam que passaram a fazer a coleta seletiva em casa devido à cobrança dos filhos. Fiquei feliz com a atitude dos meus alunos e o crescimento na busca por um mundo melhor,” escreveu Ângela em seu relatório inscrito no Prêmio Sebrae Educação Empreendedora. Já os estudantes da professora Débora Martins Spaciari investiram em uma feira de comidas japonesas. 

“Eu aproveitei a personagem oriental Mieko, do livro do projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos, e desenvolvi atividades que levaram a turma do 2º ano B a conhecer alguns temperos e comidas provenientes do Japão. Posteriormente organizamos uma feira e vendemos sushi e manju para todos os alunos da escola. Mostrei às crianças que eles poderão futuramente vender ou montar um restaurante com comidas japonesas, enfim, que cada um é capaz de construir e empreender,” relatou. 

O prefeito Beto Preto parabenizou as professoras por sua dedicação e agradeceu ao Sebrae-PR pela parceria firmada com a educação apucaranense. "Empreendedorismo e gerenciamento de negócios, à primeira vista, parecem temas complexos para alunos que estão nos primeiros anos do ensino fundamental. Mas, quanto menor a idade, mais esponja é o cérebro da criança. Agradeço ao Sebrae por essa iniciativa nas nossas unidades e por tantas outras parcerias que tem firmado com o município".