MAIS LIDAS
VER TODOS

Apucarana

Alunos reocupam Colégio Estadual Coronel Luiz José dos Santos em Apucarana

Alunos reocuparam na manhã desta quinta-feira (03) o Colégio Estadual do Campo Coronel Luiz José dos Santos, no Distrito de Pirapó, em Apucarana. Os estudantes decidiram tomar a unidade novamente alegando que o Governo do Estado não atendeu as reivindicaç

Da Redação

·
Alunos decidiram reocupar escola no Distrito de Pirapó nesta manhã. Foto: José Luiz Mendes
Icone Camera Foto por Reprodução
Alunos decidiram reocupar escola no Distrito de Pirapó nesta manhã. Foto: José Luiz Mendes
Escrito por Da Redação
Publicado em 03.11.2016, 11:06:00 Editado em 03.11.2016, 23:23:43
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Alunos reocuparam na manhã desta quinta-feira (03) o Colégio Estadual do Campo Coronel Luiz José dos Santos, no Distrito de Pirapó, em Apucarana. Os estudantes decidiram tomar a unidade novamente alegando que o Governo do Estado não atendeu as reivindicações após a primeira ocupação. "O Governo não consultou ninguém para implantar a Medida Provisória. Não queremos parar no meio da caminhada", disse um dos integrantes do movimento. 

continua após publicidade

O Núcleo Regional de Educação (NRE) informou que entrou em contato com a Secretaria de Estado da Educação (Seed), para obter orientações de como proceder. Segundo o NRE, a patrulha escolar foi encaminhada ao local para acompanhar a reocupação. 

O Movimento Ocupa Paraná ganhou força chegando a tomar mais de 800 colégios em todo o Estado. As ocupações começaram no dia 3 de outubro sendo que, no dia 28 do mesmo mês, o grupo chegou a contabilizar 850 escolas, 14 universidades e 3 núcleos tomados. Os estudantes protestam conta a Medida Provisória que promove alterações no ensino médio e contra a PEC 241, aprovada em 25 de outubro no plenário da Câmara dos Deputados, que delimita um teto para os gastos públicos, inclusive na educação. O texto ainda será apreciado no Senado.

continua após publicidade
Alunos reocupam Colégio Estadual Coronel Luiz José dos Santos em Apucarana
Foto por Reprodução

Liminar
Há exatamente uma semana, a 1ª Vara da Fazenda Pública da Comarca de Apucarana expediu uma liminar estabelecendo a reintegração de posse dos colégios estaduais do município que continuavam ocupados por alunos. A Justiça deu prazo de 24 horas para que os dez colégios que permaneciam posse dos estudantes fossem liberados. Os estudantes deixaram os prédios públicos de maneira pacífica.

Reocupação
O Movimento Ocupa Paraná divulgou nota em sua página no Facebook na tarde de terça-feira (1) orientando a reocupação das escolas no Estado. O argumento para a decisão é a “falta de diálogo” com o governo, que, segundo os alunos, teria cortado o fornecimento de energia elétrica e água no Núcleo Regional de Educação (NRE), no bairro São Francisco, em Curitiba. 

continua após publicidade

A situação na sede do NRE na Capital do Paraná ficou tensa. Policiais militares foram para o local e impediram que mais manifestantes entrassem no prédio para levar água e comida aos que ocupavam o espaço. Alguns manifestantes discutiram com os policiais militares.

Enem
Por causa das ocupações, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) anunciou que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi adiado em algumas escolas. Na quarta-feira (2), o Ministério Público Federal (MPF), no Ceará, protocolou pedido de suspensão do exame em todo o Brasil alegando que há prejuízo à isonomia, uma vez que seriam aplicadas provas e temas de redação diferentes para aqueles que forem fazer a prova apenas em dezembro.

A prova está marcada para os dias 3 e 4 de dezembro nas localidades. Em nota, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informou que já solicitou à Advocacia-Geral da União (AGU) a apresentação de defesa para o pedido do MPF. Para a entidade, há um “grave equívoco” na argumentação do procurador da República autor do pedido.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Alunos reocupam Colégio Estadual Coronel Luiz José dos Santos em Apucarana"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!