Apucarana

Alunos do colégio 'Godoma' registram situação da escola quando chove

Da Redação ·
Imagem publicada na página do movimento Ocupa Godoma. Foto: Divulgação/Facebook
Imagem publicada na página do movimento Ocupa Godoma. Foto: Divulgação/Facebook

Alunos que ocuparam o Colégio Estadual Professora Godoma Bevilacqua de Oliveira, no Distrito de Vila Reis, em Apucarana, divulgaram fotos e um vídeo da escola no momento da chuva que atingiu a região na tarde de quinta-feira (20).  As imagens, publicadas na página Ocupa Godoma no Facebook, mostram o que acontece no prédio quando chove. A estrutura precária do prédio também é alvo da reclamação dos estudantes. Muitas pessoas se manifestaram no campo de comentários.

continua após publicidade

"Meu Deus!! Quanto descaso ! Cadê o direito desses alunos? Direito à no mínimo uma escola pra estudar??", escreveu uma internauta após ver as fotos. 

Outra internauta, que supostamente já teria estudado no colégio, disse que o mesmo ocorre dentro das salas de aula. "Isso é só fora da sala. Nas salas de aula quantas vezes não chegava e as carteiras todas molhadas", relatou na rede social. 

continua após publicidade

Os alunos que participam da ação dividiram funções que incluem limpeza, segurança, alimentação, dentre outras. Eles também promovem ‘aulões’ e debates ofertados por professores e universitários.

O 'Godoma' foi o segundo colégio ocupado em Apucarana, logo após o 'Nilo Cairo’, no centro da cidade, em 10 de outubro. O último balanço divulgado pelo Movimento Ocupa Paraná, ontem às 19 horas, aponta que 836 escolas e 14 universidades estão ocupadas em todo o Estado. Na região, dos 114 colégios dos Núcleos Regionais de Educação (NREs) de Apucarana e Ivaiporã, 49 estão ocupados.

A Medida Provisória 746/2016, criticada pelos alunos, promove alterações na estrutura do ensino médio através da ampliação da carga horária mínima para 1.400 horas e torna facultativas as disciplinas de Artes e Educação Física. Os sistemas de ensino também poderão escolher áreas de conhecimento que serão enfatizadas, com formação técnica e profissional.