Apucarana

Ministério das Comunicações autoriza Rádio Cultura a transmitir em FM

Da Redação ·
Rádio Cultura passará a transmitir no 107,3 do FM. Foto: José Luiz Mendes
Rádio Cultura passará a transmitir no 107,3 do FM. Foto: José Luiz Mendes

O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações divulgou nesta semana a primeira lista com 144 emissoras que já estão prontas para migrar do AM para o FM. São 10 no Paraná, incluindo a Rádio Cultura AM, de Apucarana. Os proprietários e diretores das emissoras que constam da primeira lista vão assinar o termo aditivo em 7 de novembro, quando se comemora o Dia do Radialista, em solenidade no Palácio do Planalto, a partir das 10h. A cerimônia contará com a presença do presidente Michel Temer (PMDB) e do ministro das Comunicações, Gilberto Kassab.

continua após publicidade

A Rádio Cultura será representada no ato pela proprietária Cinyra Woiski Ignácio. O diretor-geral da emissora, João Miguel Ignácio, explica que a Rádio Cultura, a partir da assinatura do termo aditivo, já estará autorizada a transmitir em FM. No entanto, ele assinala que a empresa ainda está ajustando o projeto técnico e que a mudança deve ser implementada até o final deste ano, se não houver nenhum problema de última hora. Transmitindo atualmente pela frequência 1460, a Rádio Cultura passará a transmitir no 107,3 do FM. 

“A partir do momento da mudança, ainda poderemos seguir com a transmissão pelo AM por seis meses. Depois desse período, o AM será desligado e a frequência 1460 nunca mais poderá utilizada pela Rádio Cultura nem por outra emissora”, explica João Miguel. O estado de Minas Gerais tem o maior número de emissoras aptas para a migração, com 15 rádios. Em seguida, estão as emissoras do Ceará (12), Mato Grosso (11), Bahia (11), Paraná (10), Santa Catarina (10), São Paulo (10) e Rio Grande do Norte (8), além das rádios dos demais estados constantes da lista.