Apucarana

23º Encontro da Mulher Rural aborda empoderamento feminino

Da Redação ·
Jandira Valmorbida durante a abertura do encontro na Acea. Foto: José Luiz Mendes
Jandira Valmorbida durante a abertura do encontro na Acea. Foto: José Luiz Mendes

A 23ª edição do Encontro da Mulher Rural, realizada nesta quinta-feira (20), em Apucarana, abordou como principal tema o empoderamento feminino no campo. Jandira Valmorbida, do Instituto Emater e coordenadora geral do Encontro, destacou como a participação das mulheres evoluiu e como elas passaram de coadjuvantes a protagonistas, colaborando diretamente com a geração de renda.

continua após publicidade

“A mudança no aspecto pessoal vem primeiro, pois é preciso mudar a cabeça para depois mudar o entendimento das coisas. A gente avalia que no decorrer dos anos muitas mudanças aconteceram na área rural. Percebo que as mulheres estão assumindo a agroindústria, turismo rural, as feiras. De modo geral, a mulher vem se destacando muito na agricultura. E isso tudo começou aqui”, ressalta.

Jandira diz que o evento é sempre uma oportunidade para que as mulheres troquem informações e experiências. "O objetivo é incentivar, encorajar e animar as mulheres. Mostrar experiências bem-sucedidas de umas para que outras se inspirem”, reitera.

continua após publicidade

Neste ano, o encontro conta com exposição de guardanapos - inspirados no contexto da cultura rural - e apresentação teatral sobre a sucessão familiar.

23º Encontro da Mulher Rural aborda empoderamento feminino fonte: Reprodução

“Vamos discutir sobre a cultura rural que pode ser expressada até mesmo em um simples guardanapo. A nossa cultura não são pinguins e sim galinhas, frangos e flores locais. Já o teatro foi produzido por famílias rurais e conta história dos jovens que estão saindo do campo, mas dependendo das atividades eles voltam para modernizar a produção de alimentos”, comenta.

continua após publicidade

A organização aponta que mais de 500 mulheres, de mais de 10 municípios da região, participam do encontro que começou às 9 horas na Associação Cultural e Esportiva de Apucarana (ACEA) e segue até as 16 horas. O evento tem apoio da Prefeitura Municipal através da Secretaria Municipal da Agricultura. 

(Com informações de José Luiz Mendes)