Apucarana

Semaf se mobiliza na prevenção do câncer de mama

Da Redação ·

Com a oferta de serviços gratuitos na área da saúde, nutricional e beleza, além de palestras, prática de atividade física e a feirinha com produtos da Rede de Mulheres Solidárias, o Projeto Semaf em Ação no Outubro Rosa atraiu ontem (19) dezenas de mulheres em Apucarana. As atividades foram concentradas em frente o Centro de Atendimento à Mulher (CAM) e o Centro de Oficinas da Mulher, no Jardim América. O evento da Secretaria da Mulher e Assuntos da Família integra a programação Campanha Outubro Rosa no município. Ao longo deste mês estão acontecendo ações que visam conscientizar as mulheres sobre a importância da prevenção do câncer de mama por meio do diagnóstico precoce. 

continua após publicidade

A equipe da Secretaria da Saúde participou do evento de hoje com orientações sobre como realizar auto-exame de mama e fez o agendamento de mamografias. As Senhoras Rotarianas marcaram presença com a distribuição de próteses mamárias, enquanto o setor de oncologia do Hospital da Providência e SESC prestaram orientações de saúde. A Facnopar, por sua vez, prestou orientação jurídica sobre direito da Família e Previdenciário. 

Quem esteve presente no “Projeto Semaf em Ação no Outubro Rosa” também teve à disposição “Orientação Postural” a cargo professores e alunos do curso de Fisioterapia da FAP. O evento ainda se tornou uma oportunidade para comercialização dos produtos da Rede de Mulheres Solidárias e das integrantes do Projeto Retalhando Sonhos do Centro de Oficinas da Mulher. 

continua após publicidade

A instrutora de Ioga, Jesana Gambi, foi responsável pela palestra do evento, abordando o tema “Reencontro Consigo Mesmo”. Ainda houve distribuição de mudas de citronela e cerejeira, a cargo da Secretaria da Agricultura. Já o Centro de Oficinas da Mulher cuidou da beleza da mulher com serviços de design de sobrancelhas e esmaltação. “

Conscientização
Reunimos nesta tarde, os serviços da Secretaria da Mulher e de nossos parceiros com a finalidade conscientizar as mulheres apucaranenses da importância de separar um tempo neste mês para se cuidar. Acolhemos cada uma delas quando oferecemos o que o município tem para ajudar na prevenção do câncer de mama”, afirma a Secretária da Mulher e Assuntos da Família, Denise Machado.