Apucarana

Estudantes ocupam 5º colégio da rede estadual em Apucarana

.

Colégio Nilo Cairo foi o primeiro a ser ocupado por alunos em Apucarana (norte do Paraná) - Foto: Delair Garcia
Colégio Nilo Cairo foi o primeiro a ser ocupado por alunos em Apucarana (norte do Paraná) - Foto: Delair Garcia

Alunos da rede estadual de ensino ocuparam nesta sexta-feira (14) mais dois colégios em Apucarana. Segundo informações do Movimento Ocupa Paraná, estudantes ocuparam o Colégio Estadual Polivalente, na Vila Operária, e o Colégio Estadual Antônio dos Três Reis de Oliveira, no Jardim Cidade Educação. O primeiro colégio ocupado em Apucarana foi o 'Nilo Cairo’, no centro da cidade, na última segunda-feira (10). 

Os estudantes protestam, dentre outras questões, contra a Medida Provisória que determina mudanças do ensino médio. No Vale do Ivaí, dez colégios foram ocupados, sendo quatro em Ivaiporã e um em Jardim Alegre.

Alunos ocuparam o Nilo Cairo na segunda-feira. Foto: Delair Garcia

Na sequência, os alunos do Colégio Estadual professora Godomá Bevilacqua de Oliveira, no Distrito de Vila Reis, aderiram ao movimento, liderado no Estado pela União dos Estudantes Secundaristas (Upes). Ontem à tarde, os estudantes do Colégio Estadual Padre José Canele, no Jardim Ponta Grossa, também decidiram ocupar as instalações.

Na região foram registradas ocupações em três colégios de Ivaiporã (Barbosa Ferraz, Bento Mossurunga e Nilo Peçanha).

Estado
O número de escolas ocupadas no Paraná chegou a 340, segundo o balanço divulgado na tarde desta sexta-feira (14) pelo Movimento Ocupa Paraná. 

UEPG adia vestibular
A Coordenadoria de Processos de Seleção (CPS) da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) comunica o adiamento das provas do Vestibular EaD 2016, marcadas para este domingo (16), em 31 cidades.

 A decisão se deve à ocupação de algumas das escolas da rede estadual que seriam utilizadas para as provas, sem tempo hábil para sua substituição e comunicação aos candidatos; e também a possibilidade de novas escolas serem ocupadas até o próximo domingo. São 3.618 inscritos, concorrendo a 2.620 vagas.