Apucarana

Festoque prossegue até às 20 horas deste domingo

Da Redação ·
Festoque e feira de móveis continuam neste domingo  -  Foto: Divulgação
Festoque e feira de móveis continuam neste domingo - Foto: Divulgação

Continua neste domingo (11) a 24ª edição da Festoque e 4 ª Feira de Móveis, em Apucarana. No sábado (10), o evento foi liberado pelo juiz Laércio Franco Júnior, da 1ª Vara Cível da Comarca de Apucarana. A decisão ocorreu após breve suspensão, após liminar concedida no início da noite de sexta-feira (09), atendendo ação cautelar impetrada pelo Ministério Público (MP) que questionava a segurança do evento. 

continua após publicidade

A assessoria jurídica da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Apucarana (Acia) apresentou recurso para tentar derrubar a liminar, ainda na sexta. No entanto, na manhã de sábado, clientes foram surpreendidos com as portas fechadas. 

A ação cautelar com pedido de liminar foi impetrada pelo promotor Thiago Cava após denúncia junto ao MP. Segundo o MP, o evento estaria sendo realizado sem autorização do Corpo de Bombeiros.  A sentença do juiz Laércio Franco Júnior, determina, em caráter liminar, a suspensão da feira sob pena de multa de R$ 10 mil por dia.  

continua após publicidade

O Corpo de Bombeiros não liberou o evento por conta de problemas na segurança, principalmente devido à falta de um hidrante na praça de alimentação da feira, entre outros problemas, como falhas de sinalização e iluminação de emergência, ausência de extintores e acesso de viatura em áreas de risco. 

A Acia diz que compensou essa carência com mais extintores e com a contratação de brigadianos de incêndio.  No entanto, o Corpo de Bombeiros manteve neste sábado a exigência do hidrante e não liberou o documento dando sinal verde para feira. No novo laudo, no entanto, os Bombeiros admitiram melhorias na sinalização feita pelos organizadores e, por volta das 15 horas, o judiciário liberou a continuidade do evento. 

PONTA DE ESTOQUE
São 62 lojas de artigos diversos, mais seis empresas do setor de móveis que formam a 4ª Feira de Móveis, que acontece simultaneamente à Festoque. Além disso, o evento conta com uma praça de alimentação composta por 17 quiosques e dois restaurantes. O evento é uma realização da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Apucarana (Acia), com apoio do Sindicato do Comércio Varejista (Sivana), e Socoob e Aliança.                      

continua após publicidade

A feira conta com empresas voltadas ao comércio de roupas, calçados, acessórios e bijuterias, eletrodomésticos, cama, mesa e banho, artesanato e artigos esportivos.  A Festoque surgiu como oportunidade de negócios para os associados da ACIA, sempre com público recorde, ajudando os lojistas a liquidarem seus estoques, facilitando um giro rápido e a reposição de mercadorias em seus estabelecimentos.     

Neste domingo a feira segue até às 20 horas.