MAIS LIDAS
VER TODOS

Apucarana

Hospital  da Providência fica verde` para despertar conscientização sobre doação de órgãos

A fachada do Hospital da Providência, em Apucarana (norte do Paraná) está verde. A instituição hospitalar ganhou nova iluminação para chamar atenção para importância sobre doação de órgãos e na entrada foi instalada uma peça promocional da campanha Campan

Da Redação

·
Campanha Diga Sim Para a Vida Continuar, do Hospital da Providência: foco na doação de órgãos - Foto: José Luiz Mendes
Icone Camera Foto por Reprodução
Campanha Diga Sim Para a Vida Continuar, do Hospital da Providência: foco na doação de órgãos - Foto: José Luiz Mendes
Escrito por Da Redação
Publicado em 09.09.2016, 13:53:00 Editado em 09.09.2016, 21:29:07
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A fachada do Hospital da Providência, em Apucarana (norte do Paraná) está verde. A instituição hospitalar ganhou nova iluminação para chamar atenção para importância sobre doação de órgãos e na entrada foi instalada uma peça promocional da campanha Campanha Diga Sim Para a Vida Continuar. A iniciativa já é alusiva a 27 de setembro, Dia Nacional de Doação de Órgãos e Tecidos. 

continua após publicidade

A ação é promovida pela Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT), formada por médicos, enfermeiros, assistente social e psicólogos que auxiliam famílias de pacientes que tiveram a morte encefálica na decisão de doar órgãos quando o óbito é inevitável. 

Maiores taxas efetivas entre 12 centros
Nota divulgada pela assessoria de imprensa do Providência destaca que em 2014 o hospital foi a instituição que atingiu as maiores taxas de doações de órgãos efetivas, conforme a Comissão de Procura de Órgãos e Tecidos para Transplante (COPOTT) da 17ªRegional de Saúde de Londrina. A taxa, calculada de acordo com o número de doações que se apresentaram viáveis e o número de doações concretizadas, posicionou o hospital na liderança entre os 12 centros de captação de órgãos macro-região de Londrina. 

continua após publicidade

O que devo fazer para ser doador de órgãos? 
Para ser doador de órgãos você precisa conversar com a sua família e deixar bem claro o seu desejo, porque é ela quem decide sobre a doação. Não é necessário nenhum documento escrito nem registrado em cartório. Para ser doador basta uma atitude simples e sem burocracia.   

Para quem vão os órgãos doados?  
Os órgãos doados vão para pacientes que precisam de transplante e estão aguardando em lista única, organizada pela Central de Transplantes da Secretaria de Saúde de cada estado e controlada pelo Ministério Público. 

Como são formadas as listas de espera para transplantes?            
As listas de espera para transplante são regulamentadas por lei e as equipes médicas especializadas em transplante são responsáveis pela inscrição dos pacientes. As listas diferem de acordo com o órgão ou tecido. Para córnea (tecido), a lista é única e a posição do paciente obedece à data do seu cadastramento junto à Central de Transplantes. 

continua após publicidade

No caso dos órgãos (rim, fígado, coração, pulmão e pâncreas) a lista de espera é subdividida conforme os grupos sanguíneos (A, B, AB e O) e existem critérios de compatibilidade e gravidade para alocação dos mesmos.   Somente pessoas jovens podem doar órgãos? Não. A idade não é fator limitante para a doação de órgãos. 

Uma pessoa acima de 60 anos, por exemplo, pode doar rins, fígado e córneas. Após a família autorizar a doação, alguns exames são realizados para verificar a viabilidade de cada órgão ser doado.

continua após publicidade
para despertar conscientização sobre doação de órgãos" alt="Hospital  da Providência fica verde para despertar conscientização sobre doação de órgãos">
Foto por Reprodução


Com informações da assessoria de imprensa do Hospital da Providência

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

Deixe seu comentário sobre: "Hospital  da Providência fica verde` para despertar conscientização sobre doação de órgãos"

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
Compartilhe! x

Inscreva-se na nossa newsletter

Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!