Apucarana

Bancários deflagram greve nesta terça-feira

Da Redação ·
Greve nacional ainda não tem dada para acabar.  Foto: EBC/Arquivo
Greve nacional ainda não tem dada para acabar. Foto: EBC/Arquivo

Agências Bancárias deflagraram greve por tempo indeterminado nesta terça-feira (6), véspera de feriado, em Apucarana e cidades da região norte do Paraná. A medida foi aprovada em assembleias no Sindicato dos Bancários em Curitiba e Apucarana.

continua após publicidade

A greve acontece após a categoria entregar a pauta com reivindicações em 9 de agosto. Depois de cinco rodadas de negociação com a federação dos bancos, não houve acordo para alguns itens prioritários.

Os bancários reivindicam reajuste de 14,78%, resultante da soma da inflação do período (9,78%) e aumento real de 5%. A proposta dos bancos é de 6,5%, ou seja, abaixo da inflação, mas com um abono fixo de R$ 3 mil.

continua após publicidade

“Não podemos aceitar algo abaixo da inflação. O abono, num primeiro momento, parece tentador, mas um reajuste abaixo da inflação corrói o salário do trabalhador e reflete diretamente nos benefícios sociais. Não tem como aprovar algo assim”, explica a presidente do sindicato dos bancários, Maria Salomé Fujii. 

MAIS REGIÕES
Outras regiões do Paraná e também de outros estados do País também aprovaram a greve, como a região de São Paulo e também de Curitiba. A paralisação dos bancários, que que irá para o seu 12º ano consecutivo, é praticamente nacional.