MAIS LIDAS
VER TODOS

Apucarana

Projeto de educação e trânsito do DER beneficia escolas de Apucarana

Alunos do 5º ano do ensino fundamental de todas as escolas da rede municipal de Apucarana vivenciaram na prática como se portar situações do dia a dia no trânsito. Saber onde atravessar ruas com e sem faixa de pedestre, prestar atenção no fluxo dos veícul

Da Redação

·
Saber onde atravessar ruas com e sem faixa de pedestre é uma das lições do projeto. Foto: Delair Garcia
Icone Camera Foto por Reprodução
Saber onde atravessar ruas com e sem faixa de pedestre é uma das lições do projeto. Foto: Delair Garcia
Escrito por Da Redação
Publicado em 25.08.2016, 09:45:00 Editado em 25.08.2016, 21:40:44
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Alunos do 5º ano do ensino fundamental de todas as escolas da rede municipal de Apucarana vivenciaram na prática como se portar situações do dia a dia no trânsito. Saber onde atravessar ruas com e sem faixa de pedestre, prestar atenção no fluxo dos veículos e perceber de onde vem o perigo são algumas das lições do projeto “Aprendendo...e Vivendo”, desenvolvido pela Escola Prática Educativa de Trânsito do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), em parceria com a Autarquia Municipal de Educação. 

continua após publicidade

O curso, que terminou na manhã de ontem com curso prático, aconteceu no Complexo Esportivo João Antônio Basso (Lagoão) e envolveu 1,3 mil alunos. “Esse curso tem como objetivo orientar as crianças sobre os riscos existentes nas ruas e ensiná-las as melhores práticas para a prevenção de acidentes”, ressalta Franciele Farias Cardoso, diretora da Escola Prática Educativa de Trânsito do DER. 

Para Franciele, o objetivo do curso é diminuir mortes e acidentes no trânsito envolvendo crianças. “Hoje sendo bons pedestres, futuramente serão bons motoristas”, acredita. Vale lembrar, que de 18 a 25 de setembro é comemorada a Semana Nacional de Trânsito. Na primeira etapa, os professores regentes das classes receberam uma cartilha com histórias em quadrinhos. 

continua após publicidade

O material foi usado para trabalhar conceitos de trânsito, como pedestres, sinalização, veículos e pontos-cego. “A cartilha vem de forma lúdica e atrai a atenção das crianças”, explica Lucilene Rodrigues Faria Palogan, coordenadora pedagógica da Autarquia municipal de Apucarana. Assim como na cartilha, as crianças envolvidas assistiram a uma palestra e a um teatro, no Cine Teatro Fênix, sobre os direitos e deveres dos cidadãos no trânsito. 

Segundo Lucilene, essa apresentação foi totalmente lúdica e prendeu a atenção dos alunos. “A protagonista da peça, a Juvelinda, fazia tudo ao contrário do que estava na cartilha. Por isso, os alunos interagiam e ajudavam a personagem seguir o caminho certo”, reforça. Um dos objetivos do curso é fazer com que os alunos passem adiantes tudo que aprenderam. A estudante Maria Fernanda Bueno Guimarães, 11 anos, da Escola Municipal Antonieta da Silva Lautenschlager, captou bem a mensagem. 

“Eu achei muito interessante essa oportunidade que tivemos. Serei uma boa pedestre e passarei que aprendi para meus familiares e amigos”, garante. Ao final do curso, os participantes do projeto Aprendendo e…Vivendo fizeram uma prova, receberam um certificado e uma carteira de habilitação de pedestre, expedidos pela Escola Prática Educativa de Trânsito de Londrina.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Projeto de educação e trânsito do DER beneficia escolas de Apucarana"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!