Apucarana

Assessoria especializada é fundamental para fechar um bom negócio

Da Redação ·
Especialista frisa que uma boa localização determina o valor do imóvel. Foto: Delair Garcia
Especialista frisa que uma boa localização determina o valor do imóvel. Foto: Delair Garcia

Comprar um imóvel é uma decisão que requer atenção. Antes de adquirir a casa própria é necessário observar muitos fatores para não fechar um negócio desvantajoso. E o auxílio de um profissional especializado surge como a alternativa mais segura.

continua após publicidade

O imobiliarista Cássio Navas, de Apucarana, destaca que, no Brasil, somente o corretor de imóveis é autorizado a intermediar transações do tipo, conforme estabelece legislação que regulamenta a profissão. E, de acordo com ele, não é a penas a atribuição legal que torna o profissional uma peça essencial na hora de fazer transações imobiliárias.

Navas ressalta que profissionais oferecem assessoria especializada e auxiliam a escolha da melhor localização. “O mercado imobiliário segue a lógica de que quanto mais pessoas se interessarem em morar em determinado bairro o preço dos imóveis do local tendem a subir”.

continua após publicidade

Assim, ele frisa que uma boa localização é fundamental para determinar o valor do imóvel. “Aqueles afastados do centro, longe de avenidas importantes valem menos e os que ficam mais perto valem mais. Isso tanto para imóvel colocado para aluguel como para venda".

Ele também cita fatores que devem ser levados em consideração como infra-estrutura, segurança, dentre outros (veja no infográfico).

Assessoria especializada é fundamental para fechar um bom negócio fonte: Reprodução
continua após publicidade

O corretor é um profissional pronto para compreender as necessidades do cliente e orientá-lo com informações precisas. Além de deixar a negociação mais segura, alertando o cliente sobre possíveis riscos e ajudando a encontrar a moradia ideal”.

Em Apucarana, o especialista destaca que, o Residencial Interlagos, Residencial Solar da Toscana (região do Lago Jaboti) e Jardim Tibaji são os bairros em constante crescimento e valorização.

Navas orienta que, antes de contatar o serviço é importante verificar se o profissional atua na legalidade. “Exija a apresentação de um dos documentos de identificação emitidos pelo órgão. Em caso de dúvida, procure o Conselho Federal de Corretores de Imóveis (Cofeci) ou pesquise o nome do corretor ou imobiliária e busque informações”.

continua após publicidade

VENDA E LOCAÇÃO
Quem tem um imóvel e pretende alugar ou vender pode ter o trabalho facilitado ao contratar uma imobiliária.  A empresa facilita o processo e também garante uma negociação rápida e segura.

“O cliente não precisará se preocupar em atender telefonemas ou mesmo sair da rotina para apresentar o imóvel a possível interessados. A imobiliária se encarregará de colocar placas e divulgar os imóveis pelas redes sociais o que aumenta a visibilidade da oferta do imóvel”, diz Navas.

De acordo com o imobiliarista, a empresa ainda desenvolve um serviço de assessoria para atualizar o valor de mercado do imóvel.

“Analisamos o valor do imóvel com base na sua experiência e por valores de metros quadrados por região e por metragem de construção. Assim pode orientar o proprietário informando se o preço está dentro do valor de mercado. Tanto para quem está comprando ou para quem está vendendo, será mais fácil encontrar o melhor negócio”, assinala.

A empresa também oferece amparo jurídico para evitar que problemas na documentação atrasem a negociação. “A imobiliária acompanha toda a burocracia que acompanha a compra e venda ou locação de um imóvel’, informa.