Apucarana

Eventos em Apucarana marcam comemoração dos 162 anos da PMPR

Da Redação ·
Entrega de medalhas durante evento no 10º BPM  - Foto José Luiz Mendes
Entrega de medalhas durante evento no 10º BPM - Foto José Luiz Mendes

A Polícia Militar do Paraná, criada em 1854, completa 162 anos nesta quarta-feira (10). O 10º Batalhão de Polícia Militar (BPM), com sede em Apucarana (norte do Estado), realizou nesta manhã um evento para celebrar a data, que contou com a presença de autoridades civis, militares e eclesiásticas.  

continua após publicidade

Eventos em Apucarana marcam comemoração dos 162 anos da PMPR fonte: Reprodução

A solenidade foi presidida pelo tenente coronel José Francisco Cardoso, comandante do 10º BPM, e teve ainda a presença do tenente coronel Alcoforado, sub-comandante do 30º Batalhão de Infantaria Mecanizado (30º BIMec), major Hemerson Saqueta Barbosa, comandante 4º Subgrupamento de Bombeiros Independente de Apucarana (SGBI). Também estiveram presente o juiz José Roberto Silvério, diretor do Fórum da Comarca de Apucarana, o prefeito de Apucarana,  Beto Preto, Procurador Geral do Município, Paulo Sérgio Vital, vereadores, presidente de entidades de classe, empresários, imprensa e público em geral.

continua após publicidade

O 1º tenente Dejair, fez a leitura da ordem do dia, escrita pelo coronel Maurício Tortato comandante-geral da Polícia Militar do Paraná, que destacou princípios como a justiça e o reconhecimento do trabalho.

Eventos em Apucarana marcam comemoração dos 162 anos da PMPR fonte: Reprodução

A solenidade teve ainda com a entrega de medalhas de ouro, prata e bronze  por terem atuado – 10, 20 e 30 anos – na corporação, sem que nesse período tenham cometido nenhuma transgressão militar. Também foram homenageados policiais militares que mais fizeram prisões nos últimos anos. Finalizando o solenidade houve o desfile de tropas.

continua após publicidade

JIU-JITSU
Ainda em comemoração aos 162 anos da Polícia Militar do  Paraná, o 10º BPM vai promover no dia 14 de agosto, a partir das 9 horas, no Ginásio Municipal de Esportes José Antônio Basso (Lagoão), a Copa Amigos de Jiu-Jitsu.  Conforme a tenente Kelly Wistuba de França, a meta da competição é promover a integração dos policiais com a comunidade. “Não vou competir, mas estarei ajudando na organização do evento. Reforço também que qualquer pessoa pode participar e prestigiar a competição”, disse a tenente. 

A soldado Jéssica, que treina jiu-jitsu, confirmou a sua inscrição e será uma das atrações da copa. Outros destaques na competição são os também policiais militares Donizete Nunes, campeão paranaense e que lidera o Estadual deste ano; Rafael Teixeira, que tem dez vitórias e está invicto no MMA; e José Maria Lopes, campeão paranaense e que é instrutor de krav-maga. A copa será disputada nas categorias por faixa, peso e idade, pelos naipes masculino.

HISTÓRICO 
A Polícia Militar do Paraná (PMPR) foi criada como uma unidade de caçadores (um tipo de infantaria leve) pela Lei nº 7, de 10 de agosto de 1854, com a denominação de Companhia de Força Policial. A corporação, que abrange também o Corpo de Bombeiros, integra o sistema de segurança pública e defesa social do Brasil e tem por missão a preservação da ordem pública, o policiamento ostensivo e a execução de atividades de defesa civil. Atualmente, a corporação conta com um efetivo de cerca de 21 mil membros no Paraná, entre homens e mulheres.