Apucarana

Recém-nascido de 5 dias morre engasgado com leite em Apucarana

Da Redação ·

Um recém-nascido de 5 dias morreu na manhã desta segunda-feira (18/07) após se engasgar com leite materno no Distrito do Pirapó, em Apucarana, no Paraná. Segundo informações da Autarquia Municipal de Saúde (AMS), os pais levaram a criança assim que perceberam o engasgamento para a UBS do distrito. 

continua após publicidade

O bebê chegou com parada cardiorrespiratória, foi atendido pela médica do posto e Samu também foi chamado. No entanto, a criança não sobreviveu. Por volta das 14 horas desta segunda, o corpo da criança ainda permanecia na UBS, a espera do IML.

Engasgar com leite materno não é algo comum. Segundo informações de médicos, isso pode indicar algum problema de saúde. O que pode acontecer é que nos primeiros dias de vida o bebê ter problemas na hora de engolir, ou seja, ele suga rápido e fica com muito leite na boca porque ainda engole devagar.

continua após publicidade

Confira algumas dicas para evitar:

Sempre alimentar o bebê enquanto ele estiver sentado; não oferecer o leite quando o bebê estiver deitado; Ao amamentar, a mãe deve estar preferencialmente sentada com o bebê apoiado em um dos braços; Não é recomendado que o bebê segure a mamadeira sozinho; Após a mamada, recomenda-se aguardar alguns minutos antes de posicionar o bebê deitado; Recomenda-se colocar o bebê para dormir de barriga para cima; Em casos de engasgo, pegue o bebê no colo, de barriga para baixo e faça movimentos suaves com as mãos no dorso do bebê; Se após o engasgo o bebê apresentar dificuldade de respiração, procure imediatamente um atendimento pediátrico.