Apucarana

Apucarana ganha nova sede da Delegacia da Mulher

Da Redação ·
Foto: José Luiz Mendes
Foto: José Luiz Mendes

A nova sede da Delegacia da Mulher foi inaugurada nesta terça-feira (28/06) pelo prefeito de Apucarana, Beto Preto. O serviço, que antes funcionava em prédio alugado no Bairro 28 de Janeiro, agora será prestado na Rua Castro Alves, 1.629, no Jardim América. O imóvel, que pertence ao Município e está sendo cedido ao Estado, foi reformado e adaptado pela Prefeitura para abrigar o serviço.

continua após publicidade

O evento contou ainda com a presença do vice-prefeito, Sebastião Ferreira Martins Junior (Junior da Femac), da secretária municipal da Mulher e Assuntos da Família, Denise Canesin Moisés Machado, do delegado-chefe da 17ª Subdivisão Policial (SDP), José Aparecido Jacovós, e do juiz Osvaldo Soares Neto. Representando o Legislativo, estiveram presentes os vereadores José Airton Deco de Araújo, Aurita Bertoli e Vladimir da Silva.

Na oportunidade, também foi apresentada à comunidade Luana Lopes, delegada que comandará as atividades no espaço, em substituição à Iane Cardoso que foi transferida recentemente para Foz do Iguaçu. A nova sede conta com áreas para o cartório e oitivas, além de salas para a delegada e para as duas investigadoras escrivãs e cinco estagiárias. 

continua após publicidade

Apucarana ganha nova sede da Delegacia da Mulher fonte: Reprodução

A Delegacia da Mulher atenderá de segunda à sexta-feira, no período das 9 às 12 horas e das 14 às 18 horas. Beto Preto destaca que a Delegacia da Mulher funcionará em local onde já existem outros serviços que visam promover a igualdade de gênero, como o Centro de Oficinas da Mulher e o Centro de Atendimento à Mulher (CAM). 

“Esses equipamentos vão se somar e assim nós conseguiremos dar uma cobertura, um acolchoado maior, para essas questões de violência de gênero”, frisa Beto Preto, convocando as pessoas para quebrar o silêncio, acionando a rede de proteção da mulher. O prefeito de Apucarana lembra que o prédio abrigava antigamente uma Unidade Básica de Saúde e mais recentemente o Centro de Referência da Assistência Social. “Com a mudança do CRAS para outro local, colocamos o espaço à disposição do delegado Jacovós e da Delegacia da Mulher. A nossa sugestão foi aceita e então providenciamos a reforma”, afirma Beto Preto, lembrando que o  Município investiu cerca de R$ 30 mil nas adequações. 

continua após publicidade

O delegado Jacovós agradeceu ao prefeito por viabilizar o espaço e pelo apoio dado para manter um serviço especializado de atendimento à mulher. “Nós tínhamos o atendimento da Delegacia da Mulher num prédio improvisado, que era locado pela própria Prefeitura, e agora o Município novamente entendeu a necessidade e está cedendo este espaço, o que também vai gerar uma economia com o aluguel”, destaca. 

Jacovós  frisou ainda que todos os casos graves envolvendo a violência contra a mulher estão sendo investigados e os agressores punidos. “Aqui em Apucarana não teve um homicida, desde o tempo que estou aqui como delegado, que praticou crime contra a mulher e tenha ficado impune. Todos foram presos”, reforça. A nova delegada nomeada garantiu empenho da equipe e celeridade nas investigações, salientando ainda a proximidade com o Centro de Atendimento à Mulher. “Nós desenvolvemos um serviço criminal. As mulheres chegam e a gente busca apurar os fatos, sem oferecer um serviço de apoio psicológico e social, que é exatamente o atendimento prestado pelo CAM”, afirma Luana Lopes. 

A secretária da  Mulher e Assuntos da Família, Denise Canesin Machado, reforça o trabalho em parceria realizado pelo CAM com a Delegacia da Mulher e o Poder Judiciário. “Já mantemos um grande trabalho de parceria nos encaminhamentos de mulheres que registram boletim de ocorrência, fazendo o acolhimento e o acompanhamento através de uma equipe profissional e especializada, composta por assistente social, advogada e psicóloga”, observa Denise.