Apucarana

Prefeito Beto Preto visita escola alvo de bandidos e avalia prejuízos 

Da Redação ·
Beto Preto avalia que o principal prejuízo foi em relação à alimentação dos alunos - Foto: Assessoria de Imprensa
Beto Preto avalia que o principal prejuízo foi em relação à alimentação dos alunos - Foto: Assessoria de Imprensa

O prefeito Beto Preto visitou a Escola Municipal Augusto Weyand, alvo de bandidos na madrugada de segunda-feira (06/06). O prédio, localizado no Jardim Tibagi, foi encontrado com portas e janelas arrombadas, revirado e com produtos da merenda escolar espalhados no seu entorno. O prefeito  verificou que o principal prejuízo foi em relação à alimentação dos alunos. 

continua após publicidade

“A pessoa que entrou aqui tentou roubar outras coisas, como computadores e aparelhos eletrônicos, mas não conseguiu porque tudo é guardado a sete chaves. Apesar de termos reforçado a segurança da escola, infelizmente o meliante ainda conseguiu invadir o depósito da merenda e levar aproximadamente 35 quilogramas de carne. Fardos de arroz, caixas de óleo e as panelas novas da cozinha, que ele não conseguiu carregar, ficaram espalhados pelo pátio e em um terreno vizinho” detalhou.

Uma câmera de segurança do prédio, entretanto, flagrou a ação do marginal. “O boletim de ocorrência foi registrado e as imagens repassadas à polícia que fará as devidas investigações para tentar identificar o sujeito. Pessoas que agem assim precisam ser presas e forçadas a explicar o porquê de roubarem a alimentação das crianças,” indignou-se.

continua após publicidade

Segundo a diretora da instituição, professora Telma Mara Cielsiski da Silva, o furto foi constatado por volta das 6h30. “Eu estava ainda na minha casa quando recebi o telefonema de uma funcionária relatando que o cunhado dela havia passado em frente à escola e visto uma janela arrombada, com os vidros quebrados. Quando eu cheguei ao local, constatei o furto e o estado lamentável do prédio” disse.

Ela acrescentou pistas também foram encontradas no local. “Nós localizamos uma mochila contendo roupas, sapatos e até documentos de uma pessoa. Isso também foi entregue para a polícia”.

A Escola Municipal Augusto Weyand passou recentemente por obras de reforma e ampliação e sua reinauguração encontra-se prevista para os próximos dias. A instituição atende a 204 alunos, matriculados em turmas que vão do Pré I ao 5º ano do Ensino Fundamental.

continua após publicidade

ONDA DE FURTOS - Desde o início do ano, pelo menos oito instituições de ensino municipais foram visitadas por amigos do alheio, algumas inclusive mais de uma vez: Escola Municipal Professor Durval Pinto (Centro); Escola Municipal Presidente Médici (Jardim Apucarana); Escola Municipal Karel Kober (Jardim Ponta Grossa); Escola Municipal Professora Marilda Duarte Noli (Jardim Ponta Grossa); Escola Municipal Albino Biacchi (Jardim Trabalhista); Escola Municipal Fernando José Acosta (Residencial Sumatra); Escola Municipal Augusto Weyand (Jardim Tibagi) e Centro Municipal de Educação Infantil Um Lugar ao Sol (Jardim Monções).

“Nós temos buscado reforçar a segurança dos prédios com a construção de muros, colocação de grades e até a instalação de câmeras de segurança. Esse último item inclusive tem ajudado bastante a polícia na identificação dos invasores,” afirmou a secretária municipal de educação, professora Marli Fernandes.

O principal alvo dos ladrões, conforme ela, tem sido os depósitos da merenda escolar. “Um balanço do prejuízo ainda está sendo feito, mas somente na reposição de vidros quebrados nós já gastamos cerca de três mil reais” lamentou.