Apucarana

Centro de Especialidades Médicas inicia atendimentos em Apucarana

Da Redação ·
Equipe já realizou várias consultas durante a terça-feira (31) - Foto: Assessoria de imprensa
Equipe já realizou várias consultas durante a terça-feira (31) - Foto: Assessoria de imprensa

Ambiente arejado, consultórios com novos mobiliários e cadeiras no corredor de espera é o que encontram pacientes atendidos no Centro de Especialidades Médicas de Apucarana (CEMA), em funcionamento no primeiro andar do prédio da Autarquia Municipal de Saúde.

continua após publicidade

Este é um dos resultados da reestruturação, determinada pelo prefeito Beto Preto à direção da AMS, como forma de facilitar o acesso à população que necessita destes serviços. Os atendimentos realizados na manhã da terça-feira (31) foram concentrados nas áreas de cardiologia e ginecologia.

Ao falar sobre a centralização dos atendimentos de especialidades médicas no prédio da Autarquia Municipal de Saúde, o prefeito Beto Preto disse “ser esta uma forma de facilitar o acesso aos pacientes e, ao mesmo tempo, oferecer melhores condições de trabalho aos profissionais que prestam serviço à população”. De acordo com o prefeito, foram adequações simples e de impacto, pois “foram implantados novos consultórios, a partir da alocação de departamentos para outros andares do prédio da Autarquia, sem comprometer o funcionamento do órgão”.

continua após publicidade

O novo espaço surpreendeu a cirurgiã cardíaca Jaqueline Maria de Oliveira Lima Luvizotto, do Instituto de Cirurgia do Coração de Londrina, que atende a 25 pacientes de Apucarana uma vez por semana, através do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Ivaí e Região (Cisvir). A médica afirmou que o ambiente amplo e arejado facilita muito para o paciente e para o profissional. “Fiquei muito satisfeita em realizar estes atendimentos aqui no Centro de Especialidades Médicas”, disse a cirurgiã.

A dona de casa Wanderleia Frutuoso realizou revisão do procedimento de cateterismo. Ao sair do consultório de cardiologia, elogiou o atendimento e a decisão do prefeito Beto Preto. “Não tinha conhecimento da mudança para o prédio da Autarquia, mas foi uma medida excelente para quem necessita de atendimento”, afirmou ela.

O representante comercial Antonio Carlos Gonzela disse que “o lugar é mais tranquilo para o paciente”. Encaminhado pelo Cisvir, o apucaranense afirmou que o encaminhamento da Unidade de Saúde à consulta no cardiologista foi rápida – pouco mais de 30 dias. Após a consulta, Gonzela mostrou-se aliviado, “ao descobrir alguns problemas que preciso cuidar antes de ser operado”. “Foi bom vir ao médico e ser bem atendido”, concluiu.

continua após publicidade

Já o auxiliar de produção Rogério de Souza Bernardino sofreu um acidente de trabalho, perdendo um dos dedos da mão. A exemplo da dona de casa Wanderleia Frutuoso, também não conhecia as instalações do Centro de Especialidades Médicas de Apucarana. “O lugar é muito bom”, simplificou ele, aproveitando para elogiar o atendimento na UBS Júlia Reczkowski, do Núcleo Marcos Freire, pelo encaminhamento em Cema. “Foi tudo rápido. Não esperava ser rápido assim”, manifestou o auxiliar de produção.

ESPECIALIDADES - O Centro de Especialidades Médicas de Apucarana oferece mais de 1.700 consultas ao mês, nas áreas de Ortopedia, Geriatria, Endocrinologia, Cardiologia, Ginecologia, Cirurgia Geral, Cirurgia Plástica, Cirurgia Vascular, Pequenas Cirurgias em Oncologia, Pequenas Cirurgias, Dermatologia e Urologia.

“Geriatria e Endocrinologia são duas especialidades que não estavam disponíveis a população e com a contratação de novos médicos o atendimento já está sendo realizado normalmente. Estamos já em contato com outros profissionais da área médica, para oferecer as especialidades de pneumologia e hematologia, ampliando assim os serviços à população”, manifesta Beto Preto. Com isso, completa ele, chegaremos a duas mil consultas ao mês, um grande avanço no atendimento à população.