Apucarana

Sarau de Poesias reúne estudantes no Cine Teatro Fênix, em Apucarana

Da Redação ·
Abertura do evento aconteceu na noite de quinta com apresentações das crianças do pré ao 3º ano - Foto: Assessoria/Prefeitura de Apucarana
Abertura do evento aconteceu na noite de quinta com apresentações das crianças do pré ao 3º ano - Foto: Assessoria/Prefeitura de Apucarana

A Autarquia Municipal de Educação de Apucarana promove, nesta semana, no Cine Teatro Fênix, o II Sarau de Poesias das escolas de sua rede. O evento foi aberto na noite de quinta-feira (28) com apresentações das crianças do Pré ao 3º ano, enquanto nesta sexta-feira (29) sobem ao palco os alunos do 4º e 5º ano.

continua após publicidade

O Sarau de Poesias é o ponto alto de um projeto literário criado para incentivar o gosto pela leitura e aperfeiçoar a oralidade e a escrita dos estudantes. Com o mesmo objetivo, a AME também equipou, no ano passado, as mais de trezentas salas de aula da rede municipal com bibliotecas itinerantes, repletas de títulos infantojuvenis. A secretária de educação, professora Marli Fernandes, explicou como foi feita a seleção das 72 crianças para se apresentar no Cine Teatro Fênix, entre tantos talentos da rede municipal. 

“Durante os meses de março e abril, os professores mostraram as obras de diversos poetas brasileiros aos seus alunos e realizaram recitais dentro das próprias instituições de ensino. As crianças que se sobressaíram nas declamações escolares têm agora a oportunidade de participar do II Sarau de Poesias e concorrer ao título de Destaques da Rede Municipal,” disse. 

continua após publicidade

Vinícius de Moraes, Cecília Meireles, Pedro Bandeira, Carlos Drummond de Andrade e Helena Kolody são alguns dos autores consagrados interpretados pelas crianças, as quais passam pela avaliação de uma comissão julgadora que atribui notas de 6 a 10 para cada apresentação. A professora de dança Adriana Silva foi uma das juradas da primeira noite do sarau e afirma ter se surpreendido com o alto nível das apresentações. 

“Foi uma missão difícil mensurar tantos dons maravilhosos. Todas as crianças se saíram bem no palco, passaram suas mensagens e são vencedoras. É um belo trabalho que a Autarquia Municipal de Educação vem desenvolvendo.” Os alunos Ana Clara Pinheiro de Oliveira (2º ano da Escola João Antônio Braga Côrtes) Hugo de Almeida Ramos (3º ano da Escola Presidente Médici) e Ana Lívia de Barros Milan (Pré I da Escola Vida Nova) foram eleitos os destaques da primeira noite do evento. Eles declamaram respectivamente as poesias: “Nhá Barbina e a Festança no Arraiá”, de Conceição Joana da Fonseca; “O Galo Aluado”, de Sérgio Caparelli; e “Pontinho de Vista”, de Pedro Bandeira. Outros três estudantes devem ser escolhidos como “Destaques da Rede Municipal” na segunda noite do evento. A programação ainda prevê um recital específico para os matriculados na Educação de Jovens e Adultos (EJA), a ser realizado nos próximos dias.