Apucarana

​Professor de Apucarana lança livro sobre autoajuda financeira

Da Redação ·
contador e professor de finanças Edmilson Santos Assunção (Foto: Sérgio Rodrigo)
contador e professor de finanças Edmilson Santos Assunção (Foto: Sérgio Rodrigo)

Em tempos de crise, controlar gastos e gerenciar finanças tornou-se uma prática mais do que necessária, para quem deseja poupar dinheiro de olho no futuro. Por outro lado, administrar bem o próprio dinheiro não é uma tarefa fácil e prazerosa. Pensando na dificuldade que muitas pessoas encontram na hora de administrar os próprios recursos adequadamente, o contador e professor de finanças do campus de Apucarana da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), Edmilson Santos Assunção, de Londrina, decidiu criar um guia prático sobre os aspectos financeiros do dia a dia e suas implicações no futuro e na vida.

continua após publicidade

No livro 'Finanças Pessoais, O Diferencial da Atitude', Assunção usa toda sua experiência profissional de quase 40 anos para esclarecer e contextualizar o mercado brasileiro, sua economia, perspectivas, oportunidades oferecidas além de propor uma reflexão sobre a importância da preparação de recursos para aposentadoria.

Originário de família humilde e numerosa, o professor diz que aprendeu desde muito cedo a ter prudência e poupar dinheiro. “Ao longo de muito tempo sempre fui envolvido e apaixonado por finanças. Venho de uma família de 14 irmãos. Saímos do Estado do Espírito Santo para Apucarana em 1972 e cada um foi trabalhar em uma área. Eu fui para a contabilidade, porque sempre tive esse lado muito latente”, conta.

continua após publicidade

Assunção trabalhou como contador e dedicou mais de 30 anos ao serviço bancário e quase 40 a educação superior. A vasta experiência resultou em um minibook de 160 páginas que aborda assuntos sobre as tentações de consumo versus poupança, preocupações do homem contemporâneo, perspectivas econômicas e o futuro, juros no Brasil e perigos do endividamento, dentre outras questões economicamente relevantes.

“É um livro de autoajuda para pessoas que olham para o futuro e não sabem por onde começar. É preciso se preparar para o recurso da aposentadoria. Quando se é jovem é natural pensar no hoje e desejar o celular do momento, a roupa da moda. Mas se for pensar a longo prazo, daqui 20 ou 30 anos, as pessoas estão contribuindo muito pouco e o sistema previdenciário brasileiro vive momentos difíceis, então, muitos vão se aposentar com uma renda pequena e quando se envelhece as forças acabam e fica difícil arranjar uma renda complementar”

PERFIL DO AUTOR - Edmilson Santos Assunção, 60 anos, é professor de finanças há 40 anos e atualmente leciona no curso de pós graduação em Gestão Financeira, na Universidade Estadual de Paraná (Unespar), campus Apucarana e em mais outras 9 instituições de ensino superior. Contador de formação, Assunção também atuou por mais de 30 anos como bancário. O lançamento do livro 'Finanças Pessoais, O Diferencial da Atitude' será na próxima quinta-feira (17), às 19 horas no Shopping Catuaí, em Londrina.